Frango com espinafre e molho bechamel
A receita de hoje está na minha da lista de coisas básicas que podem salvar a vida de uma pessoa atarefada. Não é complicada e ainda faz bonito na mesa. Hoje vamos falar de um frango com espinafre incrementado com molho bechamel.
A primeira vez que experimentei uma combinação mais ou menos semelhante a essa foi em um aeroporto em São Paulo. Achei uma mistura meio inusitada, mas bastante surpreendente. Na ocasião, usaram creme de leite no molho, mas aqui em caso optamos por evitar o creme de leite, principalmente porque não é sempre que encontramos creme de leite fresco e não gosto muito dos de latinha.
Enfim, a estrutura da receita ficou na minha cabeça por um bom tempo, até que, há alguns meses, resolvi que era hora de fazer alguns testes. E não é que o resultado ficou muito satisfatório? Franguinho com molhinho borbulhante e batatas al dente, não há como não agradar. Vamos lá?
INGREDIENTES:
- 1/2 kg de peito de frango
- 02 dentes de alho amassados
- caldo de limão
- pimenta do reino
- sal
- 04 colheres de sopa de manteiga
- 01 colher de azeite
- 02 xícaras de espinafre fresco
- 300 ml de leite
- 1/4 xícara de farinha de trigo
- 02 batatas médias
- noz moscada
COMO FAZER:
Como sempre, vamos começar separando todos os ingredientes e deixando o nosso espaço na cozinha organizado. Assim, a execução da receita vai fluir melhor, sem incidentes do tipo ” Oh my God esqueci que não tinha manteiga”.
Ingredientes separados, é hora de cortar o frango em tiras, colocar em uma tigela e temperar com sal, um pouco de limão, e pimenta do reino à gosto . Primeiramente, misture bem e frite o frango em uma frigideira com uma colher de azeite e uma de manteiga. Precisamos que o frango fique dourado, mas ainda suculento, então nada de deixar ele torrando na panela.
Quando o frango já estiver bem douradinho, adicione o alho e, em seguida, o espinafre, cortado bem grosseiramente. Deixe só um tiquinho de tempo, pra dar um susto no espinafre e já desligue o fogo. Retire o frango da frigideira e coloque em uma travessa que possa ir ao forno. Reserve enquanto preparamos o molho bechamel.
Eu costumo usar a mesma frigideira do frango para fazer o molho. Sujamos menos louça e ainda da um gostinho especial ao molho, mas aí cada um pode seguir o método que achar mais adequado, lembrando que o ideal é que o molho seja feito em uma panela grossa.
Inicialmente, coloque três colheres de manteiga na frigideira e quando começar a derreter, acrescente a farinha de trigo, de uma só vez. Em seguida misture bem com um batedor de arame até que vire uma pastinha. Vá adicionando o leite aos poucos, sempre mexendo muito bem, até que todo o leite tenha sido incorporado.
Quando o molho ficar consistente, acerte o sal e coloque um pouquinho de noz moscada. Deixe cozinhar uns três minutinhos e então desligue o fogo, colocando o molho sobre o frango reservado na travessa.
Por fim, descasque as batatas e corte em lâminas bem fininhas, fazendo uma camada de batatas sobre o molho bechamel. Então, salpique sal sobre as batatas e cubra com papel alumínio. Em seguida, ao forno baixo por uns 20 minutos. Retire o papel e deixe as batatas dourarem levemente.
Prontinho. Está garantido o almoço.