Escondidinho de mandioca com carne

A receita de hoje é uma mistura de releitura e adaptação do clássico escondidinho de mandioca com carne seca, que foi motivada especificamente pela dificuldade em encontrar carne seca por aqui. Como isso não podia ser uma barreira para não fazer o escondidinho, passamos a fazer sempre usando carne de panela. E não é que ficou bom?

INGREDIENTES

  • 500 gramas de carne bovina (alcatra ou peito)
  • 500 gramas de mandioca descascada
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 1/2 colher de chá de páprica doce
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 tomate cortado em cubos
  • 600 ml de água
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1/2 litro de leite
  • sal e pimenta a gosto
  • verdinhos (cebolinha, salsinha e etc)

COMO FAZER

Como a carne demora mais a ficar pronta, vamos começar por ela. Primeiramente, corte a cebola em pedaços médios e amasse o alho. Em seguida, corte a carne em cubos e reserve.

Coloque no fogo uma panela de pressão e acrescente uma colher de sopa de azeite. Em seguida, coloque a cebola e deixe dar uma leve douradinha. Quando estiver começando a dourar, acrescente o alho e a páprica.

Então, coloque a carne e deixe dar uma selada. Em seguida, coloque sal e cubra com metade da água. Tampe a panela e deixe cozinhar em fogo médio por trinta minutos, mais ou menos.

Enquanto a carne cozinha, descasque a mandioca e corte em pedaços. Coloque em uma panela grande com água e sal e deixe cozinhar até ficar bem macia.

Voltando para a carne, quando os trinta minutos tiverem se passado, desligue o fogo e deixe a pressão sair naturalmente. Em seguida, abra a panela com cuidado, acrescente o tomate cortado e o restante da água. Acerte o sal e tampe a panela novamente, deixando cozinhar por mais vinte minutos.

Passados os vinte minutos, desligue o fogo, deixe a pressão sair e verifique se a carne está macia. Se estiver, é só acrescentar os verdinhos e deixar reservado. Se a carne não estiver macia, pode colocar mais um pouquinho de água e deixar que ele chegue ao ponto certo com a panela entreaberta mesmo, lembrando de colocar as folhinhas somente no final do cozimento.

Enquanto isso, é hora de fazer o purê. Para tanto, retire as mandiocas cozidas e, pouco a pouco, vá passando-as por um processador (se não tiver pode ir amassando com um garfo, mas dá trabalho que só).

Quando elas estiverem todas amassadas (ou processadas), coloque em uma tigela e vá acrescentando o leite, misturando bem. No momento em que já estiver tudo bem homogêneo, aqueça uma panela grande e coloque a manteiga. Aqui usei uma manteiga de ervas que havíamos preparado alguns dias antes, mas pode ser qualquer uma.

Assim que a manteiga derreter, coloque a mistura de mandioca com leite e vá mexendo bem até que se solte do fundo da panela. Então, é só montar o escondidinho, colocando uma camada de carne no fundo de uma travessa e despejando o purê por cima.

Para dar um toque ainda mais especial, pode colocar queijo parmesão por cima do purê antes de levar ao forno por uns dez minutinhos.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Sam disse:

    Aí que delícia!! Eu amo isso muito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *