Massa para bolo: chiffon

Há algum tempo escrevi um post bem curtinho sobre a importância de conhecer as receitas básicas e nele tratei do creme belga. Seguindo esta ideia resolvi compartilhar com vocês três receitas de massa básica para bolo: chiffon, pão de ló e massa amanteigada.

Cada uma delas possui características específicas e, justamente por isso, é importante ter uma noção de como elas se comportam depois de prontas, porque, em grande medida, o sucesso de um bolo depende muito da escolha da massa e, mais que isso, da combinação que se fará entre massa, recheio e cobertura.

A massa que vamos trabalhar hoje é a chiffon. Basicamente, ela difere das demais porque utiliza óleo no preparo. Isso torna a massa mais leve e, ao mesmo tempo, faz com que resista melhor ao tempo, até quando guardada na geladeira. Existem algumas formas de fazer e eu falo das duas logo abaixo. Particularmente, uso mais o método 02, mas ambos funcionam super bem, com resultados bem parecidos.

Essa receita de bolo chiffon rende uma forma redonda média ou duas formas redondas pequenas. Se quiser diminuir o tamanho é só dividir a quantidade de ingredientes. Nas fotos que ilustram esse post eu fiz meia receita, que rendeu uma forminha mais alta.

INGREDIENTES:

  • 3 ovos
  • 130 gramas de açúcar
  • 1/3 colher de café de sal
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 100 ml de leite morno
  • 175 gramas de farinha de trigo peneirada
  • 15 gramas de fermento químico
  • extrato de baunilha

COMO FAZER:

MÉTODO 01:

Separe as claras das gemas. Reserve as gemas e bata as claras em neve. Quando já estiverem firmes, retire-as e reserve,

Então, numa tigela (pode ser feito na batedeira ou na mão), misture as gemas, o açúcar, o sal, a baunilha e o óleo, até que se transforme em um creme claro e homogêneo. Em seguida, acrescente o leite e e a farinha de trigo, sempre misturando muito bem.

Por fim, coloque o fermento e as claras em neve previamente batidas. Para evitar que todo o ar das claras se perca, misture com uma espátula ou com um fuê, sempre de modo delicado.

Quando a mistura já estiver homogênea, despeje com cuidado em uma forma untada ou forrada com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido por uns 30 minutinhos.

MÉTODO 02:

Misture os ovos, o açúcar e o sal e bata muito bem. Eu deixo uns 10 minutos em velocidade alta na batedeira, com o batedor globo.

Em seguida, acrescente o óleo, a baunilha e o leite, batendo por mais uns cinco minutinhos. Depois, retire a tigela da batedeira e vá adicionando a farinha de trigo junto com o fermento. Para evitar que a mistura perca a aeração, é bom ir agregando a farinha aos poucos, sempre de modo delicado. Assim, que terminar de incorporar a farinha e o fermento a massa deve ficar com um aspecto de emulsão, bem leve. Aí, é só colocar na forma untada e levar para assar.

Como eu fiz a massa pensando em um bolo sem cobertura, ao invés de untar a forma com farinha, usei manteiga e açúcar demerara, pois assim o bolo ficou douradinho e com uma casquinha charmosa.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *