Lasanha à bolonhesa

Se alguém tentar me conhecer através das postagens neste blog chegará a uma conclusão bastante óbvia: gosto de massas!

Desde que me entendo por gente sou completamente apaixonada por massas em geral. Lembro exatamente da primeira vez que comi lasanha, tamanho é o meu apreço por essa massa. É claro que a primeira lasanha da minha vida foi preparada pelas mãos de uma das melhores cozinhas que eu conheço, minha mãe. A delicadeza, o cuidado e simplicidade dela no preparo de qualquer coisa transformava, e ainda transforma, qualquer refeição em um acontecimento.

Eu era ainda criança e foi uma diversão sem tamanho “ajudar” a montar a lasanha. Usamos massa pronta, daquelas que são cozidas em água com sal antes de ir ao forno. Não levava vinho no molho, como nesta receita, e minha mãe usava tomates in natura, assim como todos os demais temperos, que variavam de acordo com o que havia na horta. Ah, ela também não usava (e ainda não usa) molho bechamel, pelo simples fato de que meu pai não gosta, então intercalava as camadas com queijo minas.

É isso: a receita de hoje é um homenagem à minha mãe, que neste ano não estará na companhia dos filhos. É fruto de lembranças afetivas e algumas técnicas de dois livros que gosto muito. Um deles, o Luigi’s Comida de Cantina, está comigo já há alguns anos. O outro, Fundamentos da Cozinha Italiana, foi presente de uma pessoa muito especial (alô Sam), tem pouco tempo na minha biblioteca e já faz parte dos meus preferidos.

Vamos lá?

INGREDIENTES:

  • alguns pedaços de massa para lasanha (na minha assadeira uso uns 20)
  • queijo parmesão ralado na hora

PARA O MOLHO DE CARNE

  • 500 gramas de patinho moído
  • 500 gramas de tomate pelado ou polpa de tomate
  • 1 dente de alho grande
  • 1/4 xícara de salsão picado em pedaços pequenos
  • 1/4 xícara de cenoura em cubinhos
  • 1/2 xícara de cebola em cubinhos
  • 1 xícara de vinho branco seco
  • sal e pimenta à gosto
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 1 colher de sopa de manteiga

PARA O BECHAMEL

  • 1 litro de leite
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 3 colheres de manteiga
  • noz moscada
  • sal

COMO FAZER:

OS MOLHOS…

Como o molho de carne demora bastante para ficar pronto, é por ele que vamos começar.

Primeiramente, coloque em uma panela grande e grossa, o azeite, a cebola, o salsão e a cenoura. Deixe esses legumes fritando um pouquinho e, quando estiverem começando a dourar, acrescente o alho em lâminas.

Assim que o alho começar a ficar amarelinho, adicione a manteiga. Em seguida, coloque a carne moída e, com um garfo, vá mexendo até que ela perca o aspecto de carne crua e fique bem soltinha. Feito isso, acrescente o vinho branco e deixe que ele evapore completamente.

Então, coloque o tomate e misture muito bem, acrescentando o sal. Deixe o molho cozinhando em fogo baixo por umas duas horas, acrescentando um pouquinho de água se necessário, para evitar que ele queime.

Enquanto o molho cozinha lentamente, é hora de ir preparando aquela linda massa caseira. Se você for usar massa industrializada já seca, pode aproveitar o tempo de cocção do molho pra descansar um pouquinho, sempre de olho na panela pra não queimar.

Quando o molho de carne estiver quase pronto, é hora de fazer o bechamel. Para tanto, em uma outra panela misture a manteiga e a farinha de trigo em fogo médio. Quando essa massinha começar a esquentar, desligue o fogo e adicione um pouquinho do leite, em temperatura ambiente. Misture muito bem com um fuê e, então, agregue mais um pouco de leite. Vá fazendo isso até que a farinha tenha sido completamente dissolvida.

Em seguida, acenda novamente o fogo e vá mexendo o molho e acrescentando leite aos poucos, até usar toda a quantidade de leite. Ao final, acrescente o sal e noz moscada. Quando o molho estiver na consistência certa, cremoso, mas líquido, deixe cozinhar por mais três minutos e desligue.

A MONTAGEM…

À esta altura, os molhos já estão prontos e a galera da casa já deve estar rodeando a cozinha. Então, vamos para a parte mais divertida: montar a lasanha!

Se for usar massa fresca ou alguma massa que precise ser cozida antes de ir ao forno, comece fazendo esse processo, que pode demorar um pouquinho, pois você terá que cozinhar a massa e secar todas as tiras antes de usar.

De um jeito ou de outro, as regras de montagem são basicamente as mesmas. A grande diferença é que, se você usar uma massa que não precisa ser cozida antes, vai ter que deixar a lasanha mais tempo no forno. Essa foi minha opção. Eu usei uma massa da Barilla, dessas que não precisa ser cozida antes, que eu sempre compro na Amazon, pois não é tão fácil de encontrar aqui onde moro.

Prosseguindo com a montagem: coloque um pouco de molho de carne no fundo da travessa, para que a massa não grude, e espalhe uma camada de massa. Sobre ela, coloque molho bechamel e, por cima, molho de carne. Vá fazendo isso, de modo sucessivo, até que alcance o tamanho e altura desejada.

Na última camada, inverta a ordem, colocando a massa, o molho de carne e o bechamel. Por cima dele, coloque uma generosa camada de parmesão ralado na hora.

Então, cubra com papel alumínio e leve ao forno por 40 minutos. Depois, retire o papel e deixe gratinar. Usando massa fresca ou pré cozida, pode esquecer o papel alumínio, deixando a lasanha no forno apenas até que gratine.

Por fim, retire a lasanha do forno e se delicie com uma massa saborosa e borbulhante.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Sam disse:

    Lindo e especial! ❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *