Carne ao vinho tinto com cebolas
A receita de hoje tem um sotaque francês. O título é carne ao vinho tinto com cebolas, mas dá pra tratar como um boeuf bourguignon menos complicado, afinal, ao invés do cozimento lento, usamos a panela de pressão para ganhar tempo e praticidade. Além disso, algumas etapas, como a selagem da carne, foram abreviadas, em uma verdadeira junção de métodos culinários.
O resultado, posso garantir, não deixa nada a desejar. Fica uma delícia: carne macia, molho encorpado e saboroso. Não há nada de complicação e a textura do prato fica extremamente harmoniosa, principalmente porque as ervas que dão sabor são usadas no bouquet garni e retiradas antes do final da preparação.
Quer algo mais fofo que fazer um buquê com ramos de ervas do quintal? Aqui usei alguns ramos de tomilho, salsinha, folhas de louro e alho-poró, unidos com uma folha de cebolinha, mas existem algumas variações dos ingredientes do bouquet. O importante é usar salsa e louro, o restante pode ser ajustado com o que estiver disponível.
Se animou com a ideia? É só seguir o passo a passo e aproveitar nossa receitinha de inverno.
INGREDIENTES:
- 300 gramas de carne bovina (peito ou alcatra) cortada em cubos
- 1 cebola cortada em pedaços pequenos
- 2 dentes de alho em lâminas
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 1 cenoura pequena cortada em rodelas (ou meias luas)
- 1/4 xícara de toucinho ou bacon em pedacinhos
- 100 ml de vinho tinto seco
- 1 xícara de tomate cortado em pedaços
- 500 ml de água
- 1 bouquet garni
- algumas cebolas pérolas inteiras (descascadas)
- sal e pimenta do reino à gosto
COMO FAZER:
Antes de mais nada, vamos higienizar e cortar todos os ingredientes, deixando tudo bem arrumadinho. Esse procedimento de ajeitar as coisas e organizar o espaço é praticamente um ritual. É tão importante que os franceses têm um nome pra isso: mise en place. Em termos simples: colocar as coisas em ordem.
Superada essa fase, é hora de começar a preparação da carne ao vinho. Para tanto, em uma panela de pressão, coloque o azeite e o toucinho. Deixe fritar um pouquinho e, então, adicione a cebola.
Quando ela estiver bem douradinha, adicione o alho em lâminas e, antes que ele queime, coloque a carne na panela. Misture muito bem e deixe a carne selar. Quando isso acontecer, adicione a cenoura e o vinho tinto.
Então, deixe cozinhando por alguns minutinhos com a panela aberta, apenas para o álcool evaporar. Em seguida, coloque o bouquet garni e a água. Então, tampe a panela, reduza o fogo e, após pegar pressão, conte mais ou menos quarenta minutos. Passado esse tempo, desligue o fogo e espere a pressão sair naturalmente.
Quando a pressão tiver saído, abra a panela, retire e descarte o bouquet e, em seguida, adicione as cebolas pérolas (dessas que usamos para conserva). Misture rapidamente e prove o sal. Se estiver tudo certo, tampe a panela e leve ao fogo novamente, deste vez por uns três minutos.
Por fim, desligue o fogo, espere sair a pressão e se prepare para a chuva de elogios, afinal, esta receita nunca passa em branco. Para acompanhar a carne ao vinho, nada melhor que um purê de batatas.
No dia da receita aqui em casa, fiz um purê rústico com batatas assadas, acrescentando apenas sal, manteiga e um pouquinho de noz moscada, nem preciso dizer que foi um sucesso.
Bon appétit!