Khachapuri
A receita de hoje tem um nome estranho e não é muito familiar por aqui, mas garanto que vai fazer sucesso e, no fim das contas, é bem simples de fazer. O khachapuri é um prato típico da região da Geórgia (o país do leste europeu, não o estado americano) e ficou um pouco mais conhecido no Brasil depois da Copa do Mundo na Rússia, quando vários torcedores brasileiros puderam experimentar essa iguaria e compartilharam suas experiências nas redes sociais. Se fosse pra tentar definir a iguaria, acho que eu descreveria como uma mistura entre pizza e esfirra aberta.
Eu nem sei ao certo como encontramos a receita, mas sei que pouco tempo depois estávamos pesquisando sobre como fazer. Nessas pesquisas, encontrei um vídeo bem bacana, em que a chef Karime Lopez prepara o prato. Todas as vezes que fiz usei a receita dela e até hoje nunca tivemos nenhum incidente por aqui.
Originalmente, o khachapuri é feito com queijo feta, mas ainda não consegui encontrar o queijo por aqui, então uso o que tiver na geladeira, sempre tentando misturar um queijo mais seco com um mais cremoso.
Se quiser inovar na receita para o fim de semana, é só seguir as dicas. Ah, antes que eu me esqueça, a receita a seguir rende um khachapuri, que serve duas pessoas.
INGREDIENTES:
- 150 g de farinha de trigo
- 1 pitada de sal
- 1 pitada de açúcar
- 4 g de fermento seco
- 40 ml de leite morno
- 50 ml de água morna
- 150 g de queijo ralado (parmesão, mussarela, feta etc)
- 10ml de leite (para o recheio)
- 2 ovos
COMO FAZER:
Primeiramente, misture o leite, a água e o fermento em uma tigela média. Assim que estiver cheio de bolhas, adicione o açúcar, a farinha de trigo e o sal, sovando bem até que a massa fique homogênea.
Então, cubra com um pano de prato e deixe fermentando por mais ou menos duas horas.
Agora é hora de abrir a massa e montar. O khachapuri tem um formato bem característico, como um barco. Para fazer não é difícil: basta abrir a massa como se fosse fazer uma pizza e, então, colocar em uma assadeira antiaderente ou ou forrada com papel manteiga especial.
Em seguida, vá fazendo pequenas dobras nas laterais da massa, até dar o formato desejado, juntando muito bem as pontas para que não se soltem.
Feito isso, cubra com um pano de prato úmido e deixe fermentar novamente, desta vez por mais ou menos uma hora. Quando a massa já estiver fermentando há uns 45 minutos, é hora de acender o forno para que fique bem quente.
Enquanto o forno esquenta, pode começar a fazer o recheio. Para tanto, misture os queijos, os 20ml de leite e um ovo. Então, tempere com sal e pimenta do reino e vá colocando cuidadosamente sobre a parte central do khachapuri , espalhando com uma colher.
Assim que terminar de colocar o recheio, pode levar ao forno. Quando o khachapuri estiver começando a dourar, retire do forno e coloque um ovo sobre a massa (cru mesmo e sem a casca, rsrs). Eu faço um buraquinho no recheio para evitar que o ovo se espalhe demais. Feito isso, volte ele para o forno e deixe mais uns cinco minutinhos.
Prontinho. O khachapuri fica excelente servido quentinho e, para quebrar de vez qualquer dieta, com um pouquinho de manteiga por cima.