Frango com molho de erva doce e pimentas

A receita da vez, frango com molho de erva doce e pimentas, é mais uma dessas que tornam uma refeição trivial em um momento memorável, já que usa um molho totalmente fora do comum.

Sei que há certo preconceito com receitas que levam peito de frango e confesso que já fui da turma que achava que filé de frango era sinônimo de comida sem graça.

Há alguns anos, contudo, essa visão equivocada ficou para trás. O filé de frango, assim como outros cortes de ave, podem ser muito saborosos e suculentos. A grande questão é entender a refeição que está sendo preparada. Usar as mesmas regras para alimentos diferentes, em geral, não dá muito certo.

No decorrer deste post, bem como neste outro aqui, vocês podem acompanhar algumas dicas que servem para qualquer frango grelhado. A primeira é sempre deixar o frango marinando no tempero por, no mínimo, meia hora. A segunda, tão importante quanto a primeira, é selar a carne com bastante cuidado, para evitar que os líquidos escapem e a carne vire uma sola de sapato.

Por fim, registro que essa receita foi inspirada em uma do Livro das Especiarias, que eu recomendo fortemente. A grande diferença da receita é que, ao invés de usar um molho de pimenta doce, optei por usar pimentas frescas. Além disso, substituí a pimenta do reino por lemon pepper.

Se amimou com as ideias? Então é só partir para a execução.

INGREDIENTES:

  • 300 g de peito de frango em bifes
  • folhas de manjericão fresco
  • 1 colher de sopa de sementes de erva doce
  • 1 colher de sopa de pimentas frescas em rodelas
  • azeite
  • 1 colher de sopa de lemon pepper
  • sal a gosto
  • 01 dente de alho amassado
  • meio limão

COMO FAZER:

Primeiramente, vamos temperar o frango. Para isso, acondicione o frango em uma tigela e, sobre os pedaços, coloque o lemon pepper, o sal e o alho amassado. Misture tudo muito bem e, em seguida, cubra a vasilha com um plástico filme e leve à geladeira por uns 30 minutos. Esse tempo de descanso é importante para que o frango fique com o gosto de todos os temperos.

Enquanto o frango descansa na geladeira, é hora de preparar o molho. Inicialmente, em um pilão ou no processador, coloque o manjericão e a erva doce. Amasse moderadamente e coloque em uma molheira. Então, esprema o limão sobre a mistura e, finalmente, cubra-a com azeite.

Em seguida, corte as pimentas em rodelas bem finas. Aqui uso as pimentas que estiverem disponíveis na horta, mas fica a critério de cada um. É bom lembrar que, para um molho menos picante, é só usar pimentas mais leves, como a pimenta biquinho e a de cheiro. Com as pimentas cortadas, é só acrescentar ao molho e reservar.

A esta altura o tempo de marinada do frango já terá passado, então é hora de grelhar os filés. Para tanto, leve ao fogo alto uma frigideira, de preferência antiaderente. Coloque um fio de azeite e disponha os filés.

Assim que selarem de um lado, vire-os do outro, para que fiquem igualmente dourados. Quando os dois lados estiverem selados, pode reduzir o fogo e deixar mais uns três minutinhos, para que cozinhem.

Finalmente, retire os filés do fogo e coloque no prato, despejando sobre cada um deles um pouco do molho de pimentas. Os filés ficam ótimos servidos com massas ou arroz, mas aqui, no dia das fotos, fizemos a onda fitness e servimos com batata doce assada. 😊

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *