Risoto básico de abobrinha grelhada
O risoto de abobrinha ganhou o adjetivo básico bem no momento em que decidi escrever este post. Ele foi um dos primeiros risotos que fiz na vida e, talvez, seja o grande culpado da minha obsessão por massas e afins.
O fato é que, ao menos na minha visão, não há risoto mais simples, tampouco mais fácil de ser combinado com outros alimentos. Por ter sabor suave, bem neutro, ele vai muito bem com carnes e peixes mais condimentados. Aqui em casa, inclusive, ele costuma ser servido com filé.
Diferentemente de outros risotos que já apareceram por aqui, como o de brie com damasco, o risoto de abobrinha não possui ingredientes difíceis de serem encontrados e é bem simples de fazer. É claro que segue aquele conhecido passo a passo dos risotos, mas nada que complique a receita.
Vamos lá?
INGREDIENTES:
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 1/2 xícara de vinho branco seco
- 1,5 l de caldo de legumes caseiro
- 1/2 abobrinha verde cortada em cubos
- 1 cebola pequena em rodelas
- 1 colher de sopa de manteiga
- alho em lâminas
- Sal, azeite e pimenta do reino
- lascas de parmesão
COMO FAZER:
Inicialmente, coloque o caldo de legumes em um panela para ferver. Enquanto isso, em uma outra panela, de preferência funda e grossa, coloque a cebola e o azeite.
Quando a cebola estiver dourando, acrescente o alho e mexa para que não queime. Assim que o alho começar a dourar, coloque o arroz e misture bem. Em seguida, acrescente o vinho branco e mexa rapidamente. Quando o vinho tiver evaporado, acrescente o caldo de legumes, sempre em quantidades pequenas.
Aqui o grande truque de qualquer risoto: a adição do líquido deve ser feita com paciência, sempre aos poucos, conforme o líquido for secando. É isso que vai garantir que o amido do arroz seja liberado e, consequentemente, vai deixar o risoto cremoso.
Quando a primeira adição do caldo de legumes tiver sido feita, é hora de grelhar a abobrinha. Para tanto, em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite. Assim que esquentar, despeje a abobrinha, temperada previamente com sal e pimenta do reino. Deixe ela por uns minutinhos na frigideira, até dourar. Em seguida, retire a abobrinha do fogo e reserve.
Quando for fazer a última adição do caldo de legumes no arroz, adicione a abobrinha para que termine o processo de cozimento. Misture delicadamente e deixe cozinhar por mais uns minutos, sem deixar que todo o líquido seque. Assim que o risoto estiver no ponto certo, desligue o fogo e adicione a manteiga, misturando muito bem.
Em seguida, é só servir o risoto, ainda quente, com algumas lascas de parmesão. A combinação dele com uma carne fica excelente. No dia das fotos, servimos com medalhão de filé, grelhado com sal e ervas.