Panqueca de espinafre com frango e molho bechamel

A panqueca de espinafre com recheio de frango ganha um toque ainda mais especial com o molho bechamel, que combina demais com massas verdes. Para mim, é o casamento perfeito.

O post ficou meio longo, mas pode confiar que a receita é fácil. Tem muitos passos, mas nenhum deles é complicado. Basta se programar que não tem erro.

Uma das grande vantagens dessa receita é que você pode ir fazendo aos poucos. Por exemplo, pode deixar as panquecas prontinhas e fazer apenas o molho na hora de servir.

Outra vantagem é que ela pode ser congelada sem qualquer problema. Particularmente, eu prefiro congelar sem molho, mas já testei congelar a receita pronta e funcionou bem.

E aí, vamos lá?

INGREDIENTES

MASSA:

  • 1 e 1/2 xícara de leite
  • 1 xícara de trigo
  • 2 ovos
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 xícara de folhas de espinafre
  • manteiga ou óleo para untar a frigideira

RECHEIO

  • 200 g de peito de frango cozido (desfiado)
  • 1 cebola pequena
  • 1 dente de alho
  • 100 g de polpa de tomate
  • 100 g de queijo emental

MOLHO

  • 500 ml de leite em temperatura ambiente
  • 2 colheres de trigo
  • 2 colheres de manteiga
  • 1 colher de café de sal
  • noz moscada a gosto

COMO FAZER:

Massa e recheio

Inicialmente, coloque todos os ingredientes da massa no liquidificador e bata muito bem, até que a mistura fique bem homogênea e as folhinhas de espinafre se transformem em farelinhos bem pequenos. Em seguida, deixe a massa descansando em temperatura ambiente por uns vinte minutos.

Enquanto a massa descansa, vamos preparar o recheio. Para tanto, frite a cebola e o alho em uma panela média e, quando começar a dourar, coloque o peito de frango já cozido. Misture bem e, em seguida, coloque a polpa de tomate.

Eu costumo cozinhar o peito de frango com alguns temperos, então ele já vai ter bastante sabor. Justamente por isso, eu não acrescento outros condimentos ao recheio. Mas se você cozinhou o peito de frango apenas com sal (ou nem isso), pode aproveitar a ocasião para colocar salsinha, cebolinha e demais temperos que gostar.

Depois de acrescentar o tomate e os temperos ao peito de frango, abaixe bem o fogo e deixe cozinhar por uns dez minutos, só para os sabores se juntarem. Então, pode desligar o fogo e reservar.

Molho Bechamel

O recheio da nossa panqueca está esfriando e vamos aproveitar esse tempinho para fazer o molho bechamel. Para isso, em uma panela de fundo grosso, coloque a manteiga. Leve ao fogo médio até derreter e, então, acrescente a farinha de trigo, dissolvendo-a na manteiga.

Essa mistura rapidamente ficará bem consistente, então, com cuidado, vá adicionando o leite, sempre mexendo vigorosamente com um fuê. Quando terminar de incorporar o leite, acrescente o sal e a noz moscada. Então, deixe cozinhar por uns três minutinhos.

Se quiser ver um passo a passo mais detalhado de como fazer esse molho, confira o post da minha receita especial de lasanha a bolonhesa.

O Grand Finale

Quando tudo estiver pronto, é hora de fazer as panquecas. Para tanto, coloque uma concha de massa em uma frigideira antiaderente (eu unto com um pouquinho e manteiga na primeira vez) e leve ao fogo médio. Assim que as bordas começarem a dourar, pode virar a panqueca.

Aqui uma coisa importante: para os aventureiros, essa é a hora de virar a panqueca usando a própria frigideira. Só digo uma coisa, pode ser um desatre ou um momento de glória.

Se não quiser se arriscar, pode usar uma espátula para virar os discos de massa. Assim que começar a ficar douradinho, pode retirar do fogo e colocar em um prato. Vá fazendo isso até que a massa acabe.

Quando, finalmente, todos os discos estiverem prontos, é hora de montar as panquecas. Para isso, separe uma travessa que possa ir ao forno e já deixe ela pertinho dos discos de massa. Então, vá distribuindo o frango e o queijo sobre cada um dos discos, enrolando-os e acomodando-os na travessa.

Quando terminar de fazer isso com todos eles (ufa!), espalhe o molho bechamel por cima, deixando uma camada generosa. Se quiser, pode salpicar queijo parmesão, mas aqui prefiro só o molho mesmo.

Então, leve ao forno para gratinar por uns dez minutos. Prontinho, a saga da panqueca chegou ao fim e o almoço está garantido.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *