Cinnamon Rolls
Nossa receita de hoje, cinnamon rolls, é um clássico. De confeitarias a restaurantes de rua, é presença garantida, ainda mais na América do Norte. A versão que inspirou nossa receita, retirada do meu livro queridinho “Pães”, do Emmanuel Hadjiandreou, leva um pouco mais de manteiga e deixa a massa mais fofinha, lembrando o brioche.
Não é difícil de fazer, mas demora umas horinhas. Apesar disso, garanto que vale à pena.
Vamos lá?
INGREDIENTES:
- 5 g de fermento biológico seco (mais ou menos meio pacotinho)
- 20 g de açúcar demerara (para a massa)
- 70 ml de água morna
- 200 g de farinha de trigo
- uma pitadinha de sal
- 1 ovo
- 2 colheres de açúcar demerara ou mascavo para o recheio
- 1 colher de chá de canela em pó
- 40 g de manteiga em temperatura ambiente
- açúcar de confeiteiro
COMO FAZER:
ESPONJA
Em uma tigela grande, preferencialmente de vidro, coloque o fermento, a água e o açúcar demerara. Misture bem até que comece a dissolver e então acrescente 100 g de farinha. Misture muito bem e deixe descansar em temperatura ambiente por uma hora ou até dobrar de tamanho.
MASSA
Quando a esponja (pré fermento) estiver bem aerada, é hora de partir para a próxima fase da receita. Para isso, basta adicionar na mesma tigela o restante da farinha de trigo, o sal e a manteiga.
Misture muito bem e sove fazendo dobras com a massa. Serão três sequências de dobras, com intervalo de dez minutos entre elas. Assim que encerrar a última, cubra a massa e deixe crescer por uma hora.
MONTAGEM E FINALIZAÇÃO
Passado o tempo de fermentação, é hora de começar a montagem. Para tanto, coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada e, com um rolo, abra-a em um retângulo. A massa não deve ficar muito fina para não rasgar. Costumo deixar com mais ou menos meio centímetro de espessura.
Quando já estiver aberta, pincele toda a extensão da massa com um ovo batido. Em seguida, por cima da massa aberta, coloque a canela em pó e o açúcar. Para ficar mais fácil, misturo o açúcar com a canela antes de polvilhar.
Feito isso, enrole a massa como se estivesse fazendo um rocambole. Então, corte em fatias de mais ou menos 3 cm, colocando-as juntinhas em uma forma redonda, untada com manteiga.
Coloque as fatias em uma forma, com um pequeno espaço entre elas para que cresçam. Então, cubra com um pano e deixe que cresçam em temperatura ambiente até que dobrem de tamanho.
Coloque-as para assar em forno pré aquecido, temperatura alta, por uns 20 minutos. Se notar que estão dourando demais, diminua a temperatura nos minutos finais.
Por fim, retire do forno e deixe os cinnamon rolls esfriar sobre uma gradinha, polvilhando açúcar de confeiteiro na hora de servir. Se quiser, pode até colocar canela junto com o açúcar, mas confesso que prefiro sem.