Bolo de iogurte com calda de maracujá

Mais uma receita de bolo para chamar de sua. O bolo de iogurte com calda de maracujá veio diretamente do delicadíssimo livro da Joyce Galvão: A química dos Bolos. O livro é uma maravilha, com receitas de todos os níveis e muita explicação. Além disso, as fotografias estão lindas.

Voltando ao bolo, tive um amor à primeira vista por esta receita. Primeiro porque amo maracujá. Segundo porque é uma receita muito fácil e rápida, bem do jeito que o dia a dia pede.

E não pensem que por ser rápida é sem graça. Muito pelo contrário, o bolo fica macio, bem levinho e muito saboroso. Com a calda por cima é um espetáculo.

Vamos lá?

INGREDIENTES:

  • 2 ovos
  • 1/3 xícara de óleo de girassol
  • 1 xícara de iogurte natural (sem açúcar)
  • 240 gramas de açúcar refinado
  • 210 gramas de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 1/2 xícara de polpa de maracujá (para a calda)
  • 1/3 xicara de açúcar demerara (para a calda)
  • 1/3 xícara de água (para a calda)

COMO FAZER:

Primeiramente, unte uma forma de bolo inglês com um pouquinho de manteiga. Então, salpique farinha de trigo e espalhe bem. Reserve.

Em seguida, acenda o forno e coloque em temperatura média, para que vá aquecendo.

Então, em uma tigela média, peneire os ingredientes secos: farinha de trigo, açúcar refinado, fermento, bicarbonato e sal.

Em outra tigela, um pouco maior, misture os ovos com o iogurte. Quando estiver bem homogêneo, acrescente o óleo e misture bem. Então, vá acrescentando a mistura seca. Eu coloco dividido em umas três vezes, para que não fique muito difícil de misturar os ingredientes.

Assim que a massa ficar lisa, pode parar de misturar e já transferir para a assadeira. Preste atenção que a massa é mais firme, chega a ficar marcada quando tocada pelo batedor de arame.

Quando colocar a massa na forma, dê algumas batidas da forma na bancada, para retirar as bolhas de ar.

Então, leve para assar por mais ou menos 40 minutos. Eu deixo os primeiro 25 minutos em 200 graus, para que se forme uma casquinha dourada e com as charmosas rachaduras. Depois, reduzo para 160 graus até que o bolo asse por completo.

Enquanto o bolo assa, é hora de preparar a calda de maracujá . Para isso, em uma panelinha, misture a polpa (eu sempre tenho polpa de fruta congelada), o açúcar e a água.

Leve ao fogo baixo e vá mexendo por uns 5 minutinhos. Quando começar a ficar mais espessa, está pronta.

Assim que o bolo estiver assado, retire do forno e deixe sobre uma grade para esfriar um pouco antes de acrescentar a calda de maracujá.

Você pode colocar a calda com o bolo na assadeira, de modo que ela escorra pelas laterais e deixe a massa ainda mais úmida. Outra opção, que usei no dia das fotos, é retirar o bolo da forma e colocar a calda sobre os pedaços. De um modo ou de outro, esse bolo é sucesso garantido.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *