Tomate seco

Está aberta a temporada dos tomates. Vamos começar com essa receita ultra fácil de tomate seco (fácil, não rápida), mas em breve teremos aqui receitas de risoto de tomate, tomate recheado e tomate confitado. Só não prometo a receita do molho secreto de tomate, porque, obviamente, é um segredo.

Nossa receita de tomate seco segue o padrão comum por aqui: sem conservantes desconhecidos e o mais orgânica possível. No melhor dos mundos, os tomates virão da sua horta ou de algum produtor conhecido. Quanto mais maduros, melhor.

Ah, antes que eu me esqueça, a diferença entre o tomate seco e o confitado é, basicamente, o momento em que o azeite é adicionado. No tomate seco, após o tempo de secagem, os tomates são colocados em azeite. Já nos confitados, eles assam no azeite, já com todos os temperos.

Costumo usar os tomates, secos ou confitados, em sanduiches, saladas, risotos e na focaccia.

Ingredientes:

  • 500 g de tomate carmem ou italiano
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • manjerona e orégano a gosto

Como fazer:

Inicialmente, lave muito bem os tomates, pois serão usados com casca.

Em seguida, corte-os ao meio e, com uma faquinha, retire as sementes e parte da polpa, deixando-os como uma conchinha. Então, acomode-os em uma forma, de preferência com grade, com a cavidade voltada para cima.

Misture o sal e o açúcar em uma tigelinha e, dentro de cada um dos tomates, coloque um pouquinho dessa mistura.

Feito isso, leve ao forno por uma hora, em temperatura média. Então, vire os tomates e deixe mais uma hora.Terminado esse tempo, verifique se os tomates estão sequinhos. Se não estiverem, vá repetindo o processo.

Confesso que eu prefiro os tomates meio secos, então deixo por umas duas ou três horas no forno.

Como o tempo de forno é bem longo, uma dica legal é aproveitar um dia em que estará usando o forno para alguma receita demorada, como essa aqui, e já colocar os tomates também. Assim você economiza gás ou energia.

Bom, depois que os tomates estão prontos, eu costumo colocar em um pote com azeite e alguns raminhos de manjerona e orégano. Há quem coloque alho, mas eu acho que o sabor fica marcante demais.

Em um pote com azeite, os tomates podem ficar até dois meses na geladeira.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Sam disse:

    Eu amoooo! Sério, eu amo! Nunca pensei que fosse amar tanto, mas eu amo!! Me lembrando de quando você me mimava com tomate seco e outras coisinhas, oohhh saudade ❤️❤️❤️

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *