Tapenade de azeitonas pretas
A receita da vez não poderia ser mais fácil e rápida. É aquele pulo do gato para os momentos de correria. A tapenade é um tipo de patê/molho que acompanha pães e algumas massas.
A minha versão é uma junção de outras criações, mas tem especial inspiração nas receitas do David Lebovitz. Aliás, o livro dele, Minha Cozinha em Paris, é excelente. Não encaro como um livro de receitas, mas um livro de crônicas com receitas no meio das narrativas.
Ah, a tapenade é muito versátil e pode ser guardada na geladeira por um ou dois dias sem nenhum problema.
Vamos lá?
Ingredientes:
- 1 xícara de azeitonas pretas sem caroço
- 1 colher de sopa de alcaparras
- um punhadinho de nozes
- 1 dente de alho
- 1 colher se sopa de caldo de limão
- folhas de manjericão à gosto
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
Como fazer:
Lave as alcaparras em água corrente para retirar um pouco do sal. Em seguida, coloque-as junto com as azeitonas em um pilão. Amasse-as cuidadosamente para que se despedacem, mas não coloque força demais para que não vire uma pasta.
Retire-as do pilão e reserve. No mesmo pilão, coloque o alho e as nozes, repetindo o processo anterior. Então, em uma tigelinha, misture as azeitonas, alcaparras, nozes e alho.
Em seguida, acrescente o caldo de limão e regue com o azeite. Na hora de servir, rasgue umas folhinhas de manjericão e misture delicadamente.
A tapenade fica muito bem como acompanhamento para pães, mas também pode servir como molho para uma boa massa. Aliás, um espaguete com esse molho, adornado com manjericão, fica espetacular.