Bolacha amanteigada recheada
Há uma bolacha amanteigada muito comum nos Estados Unidos chamada Milano. Ela faz parte de uma linha de produtos da Pepperidge Farm que tenta reproduzir bolachas da Europa, o que explica o nome dado ao produto.
À primeira vista, a bolacha não parece ter nada de especial. Vem em uma embalagem bonita de papel, mas parece um biscoito recheado, com um formato que lembra o biscoito champanhe.
Eu não sou a maior fã de biscoitos e bolachas, então demorei a dar atenção pra ela. Pra dizer bem a verdade, quem comprou pela primeira vez foi o Fellipe, muito mais fã de biscoitos que eu. Para surpresa geral, eu amei essa bolacha amanteigada. Acho que é a única bolacha que eu gosto pra valer.
Infelizmente, não é fácil encontrar no Brasil (ainda mais no meu Brasil aqui do norte). Até dá para comprar em alguns sites, mas o preço é muito alto.
Neste contexto, surgiu a ideia de tentar fazer alguma bolacha parecida. Então, depois de alguns testes, receitas da internet e várias adaptações, surgiu a receita de hoje. A bolacha fica bem crocante e, por causa da manteiga, dá aquela sensação de derreter na boca. Com o chocolate meio amargo, fica uma delícia, bem equilibrada.
Pra mim, não há melhor para acompanhar um café.
Vamos lá?
Ingredientes:
- 110 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
- 130 g de açúcar refinado
- 1/2 colher de chá de extrato de baunilha
- 1 ovo
- 160 g de farinha de trigo
- 1/2 colher de café de sal
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 100 g de chocolate meio amargo
Como fazer:
Inicialmente, corte a manteiga em pedaços e coloque na tigela da batedeira. Em seguida, acrescente o açúcar e bata em velocidade média/alta até que fique um creme claro e aerado.
Então, acrescente o ovo e a baunilha, batendo em velocidade média até que fique bem incorporado. É normal que a massa fique com um aspecto estranho logo que o ovo é adicionado, como es estivesse “talhada”. É assim mesmo, depois de algum tempo batendo, a massa se estrutura novamente.
Quando o ovo estiver totalmente incorporado, adicione o trigo, o sal e o fermento em pó. Bata em velocidade baixa, apenas para misturar.
Feito isso, coloque a massa em um saco para confeitar. Então, vá modelando as bolachas na assadeira previamente preparada, untada ou forrada com papel antiaderente. As bolachas crescem e se espalham na forma, então deixe espaço entre elas. Eu sempre tento colocar todas em uma forma só e elas acabam grudando. Isso não gera prejuízo no sabor, mas elas acabam não ficando tão certinhas.
Depois que as bolachas já estiverem na forma, cubra e deixe em temperatura ambiente por uns dez minutos. Enquanto isso, acenda o forno em temperatura média para ir aquecendo.
Quando o forno já estiver morninho, coloque para assar por uns 15 minutos. Retire do forno e deixe que as bolachas fiquem na forma por uns 5 minutinhos, pois elas saem bem molinhas, só quando começam a esfriar é que ficam mais estáveis.
Então, retire as bolachas da forma e coloque sobre uma grade para que esfriem por completo. Quando elas já estivem frias e crocantes, é hora de rechear.
Para tanto, derreta o chocolate em banho maria (ou no microondas) e, com ajuda de uma espátula, espalhe na parte de baixo (o lado plano) de metade das bolachas.
Então, vá encaixando as bolachas que ficaram sem o chocolate, fazendo os pares, como um biscoito recheado.
Coloque-as novamente sobre a grade e deixe em temperatura ambiente até que o chocolate endureça. Se o tempo estiver quente, isso pode demorar até umas quatro horas.
Prontinho, seu café com bolacha amanteigada recheada caseira está garantido.