Carrot Cake
Os leitores mais atentos do blog logo vão notar que o carrot cake já foi mencionado algumas vezes. É que, apesar de não ser muito comum no Brasil, ele é bem popular em outras partes do mundo.
A primeira vez que experimentei conscientemente foi na viagem para a Espanha. Lá, inclusive, é chamado de Torta de Zanahoria. De lá pra cá, tivemos a sorte de provar o carrot cake em vários lugares, mas o meu preferido foi o que comemos no Canadá. Estava espetacular, doce na medida, com cobertura aveludada e cremosa.
É lógico que depois de provar algumas vezes, o caminho natural foi tentar fazer em casa. Já digo logo que não é o bolo mais fácil do mundo. É muito úmido, porque leva bastante cenoura, e é uma mescla de muitos ingredientes. Não acertei de primeira, nem de segunda. Foram algumas tentativas até chegar em uma receita que funcionou. Tudo nesta vida é persistência (ou teimosia?).
Tradicionalmente, o carrot cake é servido com uma cobertura à base de cream cheese, mas ele fica ótimo sem cobertura alguma, pois já é bem saboroso e marcante.
Ah, no dia das fotos eu queria fazer um bolo pequeno, então fiz apenas metade da receita. Para variar no tamanho, é só ir alterando a proporção. Da forma que está na receita, rende um bolo grande, que serve umas dez porções generosas.
Quer descobrir a explosão de sabores que é o carrot cake? É só seguir a receita que tudo vai dar certo.
Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- canela, noz moscada e gengibre à gosto
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1 pitada de sal
- 1 xícara de açúcar demerara
- 1 xícara de açúcar mascavo
- 180 ml de óleo de girassol
- 4 ovos
- 2 colheres de sopa de rum
- 3 xícaras de cenoura ralada
- 1/2 xícara de nozes (opcional)
- 150 g de cream cheese (cobertura)
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (cobertura)
- 2 colheres de manteiga (cobertura)
- extrato de baunilha (cobertura)
Como fazer:
Inicialmente, separe todos os ingredientes e rale a cenoura.
Na batedeira, coloque os açúcares e os ovos, batendo bem até que fiquem totalmente incorporados. Em seguida, sem parar de bater, coloque o óleo, aos poucos.
Acrescente o rum e a cenoura, misturando rapidamente. Em seguida, adicione o trigo e misture só para incorporar.
Então, adicione o fermento, misturando com uma espátula. Por fim, adicione as nozes e misture bem.
Coloque a massa em uma forma média ou em forminhas menores (como eu optei por fazer), untadas com manteiga ou óleo. Leve ao forno médio, pré aquecido, e deixe assar por uns 40 minutos.
Quando estiver assado, é só deixar esfriar e depois retirar da forma.
Se quiser fazer a cobertura, é bem simples. Enquanto o bolo assa, bata, com um mixer ou na batedeira, o cream cheese e a manteiga em temperatura ambiente. Então, adicione o açúcar e a baunilha, batendo mais um pouco, até ficar com uma consistência bem cremosa. Feito isso, coloque em um pote e leve à geladeira.
Quando o bolo estiver totalmente frio, espalhe o creme por cima (ou use como recheio). Então, é só preparar aquele café e curtir o momento de glória.
Aguardei ansiosamente essa receita. Mas o Fellipe segurou o quanto conseguiu. rsrsrsr
🙂
Estamos chegando…. rsrs
Pode vir. Bolo não vai faltar por aqui kkk