Caldo de legumes caseiro
A receita de hoje é uma base para muitas das comidinhas aqui do blog. Não há nada que agregue mais sabor a um prato do que um caldo de legumes caseiro.
Há algum tempo tenho evitado usar caldos industrializados, bem como temperos prontos. Sei que, às vezes, na correria, muita gente acaba recorrendo a eles, mas com um pouquinho de planejamento e alguma preparação, é possível abandonar de vez essas coisas ultra processadas, com uma lista assustadora de ingredientes estranhos.
Esse caldo é prova disso. Não tem nada de complicação e você pode fazer em grande quantidade (apenas aumentando a proporção dos ingredientes). Assim, é possível congelar para utilização futura. Aliás, caldo de carne e de frango também seguem o mesmo princípio e podem ficar guardadinhos esperando o momento para dar o ar da graça em uma receita espetacular. Qualquer hora dessas falo deles também 😉 .
INGREDIENTES:
- 1 cenoura grande
- 1 alho-poró
- 2 cebolas médias
- 1 abobrinha verde
- talos de salsão
- azeite
COMO FAZER:
Primeiramente, lave, seque e corte os ingredientes. Para tanto, descasque a cenoura e corte-a em rodelas grossas, assim como o talo do alho-poró e do salsão. Quanto à cebola, você pode cortar em rodelas ou em pétalas. A abobrinha, por outro lado, fica melhor se você cortar em pedaços, desprezando a parte das sementes.
Depois, leve ao fogo uma panela grande, coloque um pouquinho de azeite e refogue os legumes todos juntos por um minutinho. Em seguida, acrescente mais ou menos dois litros de água e deixe cozinhar em fogo baixo por uns 40 minutos.
Por fim, é só retirar do fogo, deixar esfriar e coar. Prontinho: caldo de legumes caseiro sem complicação.
Ah, se você for congelar o caldo, pode usar potinhos ou saquinhos plásticos, contudo, é importante lembrar de retirar do congelador algumas horas antes de usar.