Costelinha de porco ao molho barbecue

A receita da vez, costelinha de porco ao molho barbecue, é um clássico dos fast foods americanos, mas ganha alguns toques especiais por aqui.

A carne não é previamente defumada e a quantidade de sódio é consideravelmente menor. Além disso, há um cuidado na escolha dos temperos, para que não fique carregada demais nos sabores. Equilíbrio é a chave do negócio. Justamente por isso, recomendo muito que seja usado um molho barbecue menos doce. Particularmente gosto muito do molho da Bombay.

Embora a costelinha demore umas três horas para ficar pronta, é uma receita bem fácil de fazer. O fato é que a maior parte do trabalho é feita pelo forno, então, é o prato ideal para aquele almoço de domingo, com a casa cheia, já que você pode se dedicar às visitas enquanto o tempo de cocção deixa a carne macia e suculenta.

Vamos lá?

INGREDIENTES:

  • 1 peça de costelinha de mais ou menos 1,3kg
  • 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de sopa de páprica picante
  • caldo de meio limão
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 1/2 colher de chá de pimenta calabresa
  • 2/3 xícara de molho barbecue

COMO FAZER:

Primeiramente, limpe a costelinha e retire o excesso de gordura. Em seguida, regue com o suco de limão e deixe descansar por uns vinte minutos. Então, misture o açúcar, a páprica, a pimenta calabresa, o sal e a pimenta do reino e vá passando pela superfície da carne, por todos os lados.

Quando toda a carne estiver envolta por essa mistura, acomode a peça em uma assadeira e cubra com papel alumínio. Eu gosto de forrar a assadeira para evitar muita sujeira e, ao invés de cobrir, acabo fazendo um papelote com a carne, pra ficar bem embalada.

Feito isso, leve a carne ao forno baixo e deixe assando por duas horas, com a parte do osso virada para baixo. Ao final deste tempo, retire o papel e coloque o molho barbecue sobre a costelinha. Então, volte ela para o forno e deixe mais uns vinte minutos, só para dourar.

Prontinho, o almoço de domingo está garantido.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *