Creme Belga

Existem algumas receitas que são coringas na cozinha e a partir delas, com um pouco de criatividade, o céu é o limite. É extremamente importante não subestimar as receitas bases. Com isso, quero dizer que é maravilhoso conseguir fazer uma receita mega complexa, mas também é muito importante dominar as preparações mais básicas. Uma boa massa de pão de ló, um creme versátil, um merengue descomplicado. Todas essas coisas são exemplos de que, às vezes, menos é mais.

Foi justamente nesse percurso, de tentar aprender as bases e, a partir delas, criar combinações diferentes, que encontrei um creme bem versátil, usado para recheios diversos: o creme belga, que se parece com o creme de confeiteiro, mas recebe a adição de leite condensado e creme de leite. Para fazer, vamos precisar de:

Ingredientes:

  • 01 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de amido de milho
  • 200 ml de leite integral
  • 3 gemas peneiradas.
  • 1/2 lata de creme de leite sem soro
  • 1/2 colher de chá de extrato de baunilha

Como Fazer:

Ingredientes pesados e separados, é hora de começar os trabalhos.

Primeiro, misture o leite condensado, o amido, o leite integral e as gemas em uma tigela. Em seguida, quando estiver bem homogêneo, acrescente a baunilha e coloque em uma panela de fundo grosso. Então, leve ao fogo médio, mexendo bem com um batedor até começar a ganhar mais consistência. Por fim, quando começar a engrossar, coloque o creme de leite e misture muito bem, evitando que se formem grumos de amido.

Depois que a mistura já estiver na consistência desejada, cozinhe por mais uns três minutinhos e coloque, ainda quente, em uma tigela para esfriar. Para evitar que se forme uma película na superfície do creme, coloque um plástico filme sobre ele (encostando no creme mesmo).

Depois de frio, dá para usar em inúmeras receitas, inclusive incrementando com frutas e geleias. Nestas fotos, por exemplo, o creme belga foi usado como recheio de bolos com massa chiffon.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *