Cuca de banana e canela
A receita de hoje demorou a aparecer aqui, mas é antiga na minha vida. Deve ter bem uns uns dez anos que, rotineiramente, faço a cuca de banana e canela. A receita saiu de uma das coletâneas de livros do Rodrigo Hilbert e é bem simples de fazer. Em menos de duas horas está prontinha, inundando a casa com o cheirinho da canela.
Como sempre, mudei umas coisinhas na receita original. Troquei a banana prata por banana nanica e optei por diluir o fermento no leite antes de incorporar à massa, pois acho que assim o resultado acaba ficando melhor.
Vamos lá?
Ingredientes:
Massa
- 1 ovo
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 8 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher de sopa de fermento biológico seco
- uma pitada de sal
- 4 bananas nanicas
Cobertura
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de manteiga gelada
- canela em pó
Como fazer:
Primeiramente, em uma tigela pequena, coloque o leite e o fermento. Misture bem e deixe que comecem a surgir algumas bolhas, como se uma nata estivesse se formando.
Enquanto isso, em uma tigela maior, coloque o ovo e o açúcar, misturando muito bem. Em seguida, acrescente a manteiga e a mistura de leite com fermento.
Misture rapidamente e vá acrescentando a farinha de trigo. A massa da cuca fica meio mole mesmo, então pode misturar com uma colher que vai ser mais fácil. Certifique-se de que não ficou nenhum gruminho de farinha e, então, coloque a massa em uma forma de bolo inglês, untada com manteiga e farinha de trigo.
Deixe a massa da cuca descansando em temperatura ambiente por uns 20 minutos. Enquanto isso, vamos fazer a cobertura.
Inicialmente, corte as bananas em tiras e reserve. Depois, coloque os demais ingredientes da cobertura em uma vasilha e, com as pontas dos dedos, vá misturando, até que se forme uma farofinha (como uma areia grossa). Então, disponha as bananas fatiadas sobre a massa e, por cima, coloque essa farofinha com açúcar, trigo, manteiga e canela.
Deixe a massa crescer em temperatura ambiente por mais ou menos uma hora. Então, leve para assar em forno pré aquecido. Eu deixo 10 minutos em temperatura alta, depois reduzo para média e deixo assar por mais uns 30 minutos, até ficar com a casca douradinha.
Assim que terminar de assar, retire do forno e coloque a forma em uma grade para esfriar. A massa fica bem macia, então é difícil desenformar quente. Pra não ter erro, deixe esfriar um pouco antes de retirar da forma.
Prontinho! O café da tarde está garantido.
Eba!! Uma receita de cuca com duas coisas eu amo ❤️
Essa é nível Samanta kkk