Filé ao molho de mostarda e vinho branco
A receita de hoje é um clássico. Filé com molho de vinho branco e mostarda. É uma excelente receita para quem quer iniciar o preparo de carnes, pois dá pra ir testando o ponto com calma, sem o sufoco que é preparar a carne na brasa ou na frigideira.
Como vocês vão perceber, é uma receita grande, que serve umas seis pessoas tranquilamente. No entanto, se quiser preparar menos, é só ir reduzindo proporcionalmente a quantidade de ingredientes.
Uma dica importante é não usar filé já cortado, pois isso interfere no resultado final. Então, se for diminuir a receita, corte a peça de filé ao meio, no sentido contrário às fibras (cortando como se fosse um medalhão comprido e não um bife).
INGREDIENTES:
- 1 filé inteiro (sem as pontas)
- 2 xícaras de vinho branco seco
- 100 gramas de mostarda dijon
- 250 gramas de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- alho e cebola a gosto.
- Ervas frescas (alecrim, sálvia, tomilho, louro…)
- 150 gramas de cogumelos frescos (opcional)
- pimenta biquinho
COMO FAZER:
Coloque o filé em uma travessa e regue com uma xícara de vinho, acrescentando o alho, as pimentas e as ervas picadas grosseiramente (ou em um bouquet). Cubra com plástico filme e deixe marinando umas três horas na geladeira.
Passado esse tempo, vamos começar o preparo pra valer. Para tanto, coloque metade da manteiga em uma panela e leve ao fogo para derreter. Quando estiver começando a derreter, acrescente o azeite e a cebola em fatias.
Quando a cebola estiver ficando dourada, coloque os cogumelos. Aqui usei cogumelo paris, cortados em lâminas. Assim que os cogumelos dourarem, desligue o fogo e reserve essa mistura de cebola e cogumelos, pois ela será usada daqui a pouco.
Em seguida, retire a carne da marinada e deixe que ela fique uns dois minutinhos sobre uma tábua, para escorrer o excesso de líquido. Enquanto isso, leve ao fogo a panela em que os cogumelos foram salteados (sem os cogumelos). Quando ela estiver bem quente, coloque a carne para selar, deixando dourar de todos os lados. Quando a ela já estiver selada, acrescente o restante da manteiga.
Assim que a manteiga começar a dourar, regue com o vinho e deixe que ele evapore. Quando restar mais ou menos 1/4 do líquido, acrescente a mostarda e mexa rapidamente para incorporar.
Em seguida, desligue o fogo e coloque o filé em uma travessa junto com o molho que se formou. Acrescente, então, os cogumelos e as cebolas e leve ao forno para terminar de chegar ao ponto desejado. Como é uma peça inteira, para a carne ficar “ao ponto”, cerca de 20 minutos de forno é suficiente.
Por fim, retire a carne do forno, fatie e coloque o molho (que restou na assadeira) por cima. Se for servir em porções individuais, o ideal é colocar o molho na finalização do prato.
Aqui em casa essa carne foi servida com um cuscuz marroquino bem neutro, porque ela, por si só, é bastante marcante.
Arrebentaram nas fotos ❤️