Ganache de Chocolate
Seguindo a ideia de trazer receitas básicas, como fizemos com o creme belga e as massas de bolo, hoje o dia é dedicado ao ganache de chocolate, um clássico da confeitaria francesa que é usado em diversas preparações doces, de crepes a tortas.
A receita é bem simples e rápida de fazer, mas, como sempre, tem uns segredinhos para ficar na textura certa.
O primeiro deles é o creme de leite, que, preferencialmente, deve ser fresco. Se não for possível, sugiro usar o creme de leite de lata, mas sem o soro (para separar o soro é só deixar a latinha na geladeira umas horas antes de usar). Creme de leite de caixinha é uma cilada, então não recomendo de jeito nenhum.
O segundo segredo, por assim dizer, é a forma de misturar os ingredientes, que deve ocorrer com movimentos lentos e circulares, nunca de modo desordenado. Pode parecer preciosismo, mas garanto que faz diferença no resultado final.
É isso. Agora que os “segredos” foram revelados, segue o passo a passo.
Vamos lá?
INGREDIENTES
- 1/2 xícara de creme de leite fresco
- 200 g de chocolate meio amargo
- 1 colher de sopa de manteiga
- uma pitada de sal
COMO FAZER:
Inicialmente, coloque o creme de leite em uma panela e leve ao fogo para ferver.
Enquanto isso, corte o chocolate em pedacinhos pequenos e leve ao micro-ondas por uns 30 segundos, apenas para começar a derreter.
Então, acrescente o sal e a manteiga ao chocolate e, em seguida, despeje o creme de leite quente.
Vá fazendo movimentos circulares até que o calor do creme de leite derreta todo o chocolate, transformando a mistura em um creme macio, brilhante e aveludado.
Aqui em casa uso o ganache para coberturas e recheios de bolos e tortas, mas há uma infinidade de receitas que ficam maravilhosas com ele. Com um creme desses, o céu é o limite!