Kafta ao forno com molho de tomate

A receita de hoje, kafta ao forno, me remete a um restaurante aqui de Rondônia que eu costumava frequentar na época de faculdade (tipo uns 15 anos atrás), então tem um valor afetivo agregado. Não é uma receita muito fácil de encontrar por aí, pois em geral as kaftas são assadas sem molho. Justamente por isso, o desenvolvimento dessa receita foi meio “no olho”.

Eu gosto bastante de comida árabe e afins, inclusive tenho bastante vontade de viajar para a região no futuro, principalmente para aprender mais sobre a cultura e, claro, culinária local. Enquanto esse dia não chega, tenho viajado nos livros sobre o assunto. Para quem quer um livro com receitas diferentes e acessíveis, indico o Livro das Especiarias, de John Gregory, que mostra a verdadeira alquimia das especiarias.

Vamos lá?!

INGREDIENTES:

  • 700 gramas de patinho moído duas vezes
  • uma colher de chá de pimenta síria
  • 1/2 colher de café de canela em pó
  • hortelã picado
  • 1 dente de alho amassado
  • 1 xícara e meia de molho de tomate
  • um pouquinho de páprica doce
  • cebolinha e salsinha
  • sal a gosto

COMO FAZER:

Antes de falar do modo de preparo, é importante que sejam feitas duas considerações. Em primeiro lugar, o ideal é que a carne moída não tenha sido congelada, já que esse processo de congelar e descongelar pode alterar a textura da carne. Assim, é bom se programar bem e comprar a carne ou moer no dia de preparar a kafta.

Além disso, é importante ter em mente que a pimenta síria, também conhecida como bahar, não é exatamente uma pimenta, mas uma junção de diversas especiarias, dentre as quais pimenta do reino, cravo, cominho, canela, noz moscada e cardamomo. Justamente por isso, se por acaso não tiver esse ingrediente, dá para usar os condimentos que estiverem disponíveis, fazendo o seu próprio mix.

Bom, feitas as observações, vamos à receita. Comece cortando o hortelã em pedaços pequenos e amassando o alho. Em seguida, coloque a carne moída em uma tigela grande e, sobre ela, coloque o hortelã, o alho, a pimenta síria, a canela, a páprica, cebolinha, salsinha e o sal, misturando muito bem.

Em seguida, unte uma forma com um pouquinho de azeite e faça pequenas bolinhas de carne, bem parecidas com almôndegas. Acomode as bolinhas por toda a assadeira, preferencialmente sem que elas encostem umas nas outras. Então, sobre elas, espalhe o molho de tomates.

Finalmente, leve ao forno e deixe assar por uns 30 minutos, dando uma misturadinha no molho no meio desse tempo, para que ele absorva o líquido que a carne costuma soltar.

Passado o tempo de forno, é só retirar a travessa e se deliciar. Essa kafta vai muito bem com o pão sírio e, se quiser fazer uma refeição totalmente temática, ainda dá pra servir esfirras de entrada.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *