Manteiga de ervas frescas
A manteiga de ervas frescas é um caso muito peculiar na minha vida de cozinheira. Há alguns anos (acho que mais de uma década), vi uma receita de manteiga de tomate seco em uma revista impressa (se não me engano era uma matéria sobre o chef Claude Troisgros) e achei bastante interessante. Na época eu não cozinhava com frequência, mas aquela mistura de ingredientes me chamou atenção.
Apesar de parecer uma coisa bastante trivial, esse fato é muito marcante na minha memória, porque, apesar de não conhecer grande parte dos outros ingredientes daquela receita, foi ela a responsável por uma das minhas primeiras criações na cozinha: batatas assadas com creme de leite e manteiga de pimenta calabresa e alho. Como eu saí da manteiga de tomate seco para a de pimenta é uma indagação que nem sei responder, mas o fato é que isso despertou em mim uma curiosidade avassaladora e esse sentimento foi me conduzindo a novas experiências.
Justamente por isso, essa receita de hoje não tem uma data de nascimento. Ela foi sendo criada e adaptada ao longo do tempo, com base nas nossas preferências e levando em conta as ervas da nossa horta. Bem por isso, ela aceita muitas outras variações. Na verdade, os ingredientes que eu vou listar são apenas uma sugestão de combinação, mas muitos outros podem ser agregados.
Deixando de lado a parte afetiva, o que mais que encanta nessa receitinha é o leque de possibilidades que ela abre. O bife do dia a dia, os legumes e os peixes grelhados ficam sensacionais com ela. Em segundos uma refeição simples se torna sofisticada e deliciosa. É como uma magia.
Gostou da ideia? É só seguir as dicas.
INGREDIENTES:
- 50 gramas de manteiga em temperatura ambiente
- 1 dente de alho amassado
- 4 folhas de sálvia
- 4 folhas de manjericão
- 3 ramos pequenos de tomilho
- salsinha à gosto
- pimenta calabresa
COMO FAZER:
Primeiramente, misture o alho, a manteiga e a pimenta calabresa. Então, corte as ervas em pedacinhos miúdos e acrescente a essa mistura. Se a sua manteiga for sem sal, adicione um pouco de sal também. Aqui eu usei um sal defumado da Bombay que acho espetacular.
Assim que os ingredientes estiverem bem misturados, coloque essa pastinha sobre um pedaço de papel manteiga, como na foto abaixo.
Então, enrole o papel, formando uma espécie de canudo, e leve ao congelador por uma hora. Por fim, retire do congelador e corte em pedacinhos na hora que for usar. Se não for usar logo, pode guardar na geladeira sem problemas.