Molho pesto de manjericão e castanha

Mais uma receita curinga na cozinha: molho pesto de manjericão. Pode ser feito com antecedência e guardado na geladeira por até uma semana. Vai bem com uma infinidade de massas e pode salvar uma refeição.

Aqui em casa, sempre temos um pote na geladeira. Aliás, esse molho já apareceu como coadjuvante aqui no blog, como neste post do nhoque.

É tão prático, mas tão prático, que nem dá pra escrever muita coisa. Na verdade, vocês vão gastar mais tempo lendo a receita do que preparando. Não tem segredo, mas um grande diferencial é usar as folhas frescas, castanhas novas e um bom azeite.

Vamos lá?

INGREDIENTES

  • 1 xícara de folhas de manjericão frescas
  • 1/2 xícaras de azeite de oliva
  • 1 dente de alho grande
  • 60 gramas de queijo parmesão
  • 40 gramas de castanha do Pará
  • 20 gramas de nozes
  • sal

COMO FAZER

Primeiramente, plante um pé de manjericão na sua casa. Se não puder, ou não quiser tudo bem, mas saiba que as ervas frescas do quintal são sempre melhores ;). Inclusive, só não planto um pé de castanha porque não tenho espaço (e demora um pouquinho para produzir).

Brincadeiras à parte, a qualidade dos ingredientes é fundamental. Isso faz toda diferença em qualquer receita. Então, se conseguir comprar castanhas mais verdes fica muito melhor.

Bom, com tudo separadinho, é hora de começar o nosso molho. Inicialmente, em um processador de alimentos (ou em um pilão), coloque todos os ingredientes, com exceção do azeite, e triture bem, até que se transformem em uma farinha grossa.

Em seguida, transfira para outro recipiente e cubra a mistura com azeite. Se não for usar na hora, guarde na geladeira em um pote bem vedado.

Se quiser, pode acrescentar um pouquinho de sal, mas a depender do queijo usado, nem é necessário, já que, em geral o parmesão é bem salgadinho. Nessa massa aí da foto, por exemplo, nem acrescentei sal ao molho pesto, já que tanto o camarão quanto a massa já tinham sal.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *