Moqueca de pintado com banana da terra
Nossa receita de hoje tem um quê de regionalismo. Mistura a típica moqueca capixaba, em homenagem a minha família, toda vinda do Espírito Santo, com alguns temperos típicos do nordeste, incorporados ao longo das deliciosas viagens que já fizemos por lá.
É uma receita muito fácil e não leva mais que uma hora para ficar ponta. Sou suspeita para falar, mas acho que fica deliciosa. O peixe fica macio e o molho cremoso. Além disso, o contraste entre o adocicado da banana e a ardência das pimentas é extraordinário.
Vamos lá?
INGREDIENTES:
- 500 g de pintado em postas
- sal à gosto
- caldo de meio limão
- 3 tomates
- 1 cebola grande em rodelas
- 1 pimentão em tiras
- 200 ml de leite de coco
- 1 banana da terra cortada em rodelas
- 1 colher de chá de colorífico
- pimentas frescas
- cebolinha, salsinha e coentro (opcional)
- 1 colher de sopa de óleo
- 1 colher de sopa de azeite de dendê
COMO FAZER:
Inicialmente, tempere o peixe com sal e limão. Misture bem para que todas as postas recebam o tempero e reserve.
Em uma panela grande, coloque o óleo e o azeite de dendê. Quando já estiver começando a esquentar, acrescente a cebola e o colorífico. Assim que a cebola começar a dourar, coloque o tomate e misture bem. Abaixe o fogo e deixe que o tomate comece a desmanchar.
Então, acrescente os pimentões e as pimentas frescas, misturando tudo. Em seguida, coloque as postas de pintado e, cuidadosamente, vá misturando-as ao tempero. Então, coloque o leite de coco e as bananas.
Reduza o fogo e deixe a panela tampada por uns 15 minutos. Então, abra, dê uma leve chacoalhada na panela para evitar que o peixe grude no fundo e tampe novamente. Não é bom mexer com a colher porque o peixe pode desmanchar.
Deixe cozinhando mais uns dez minutinhos e acrescente os temperos verdinhos. Desligue o fogo e sirva em seguida.