Pão sírio

O pão sírio, também conhecido como pão pita, é muito simples de fazer e serve como acompanhamento de diversos pratos, principalmente os que possuem algum tipo de molho. Aqui em casa, é pedida certa quando fazemos kafta ao forno, que tem abundante molho de tomate.

É um pão que não demanda muita preparação antecedente, pois leva fermento biológico seco, e fica pronto rápido. Como se não bastasse a simplicidade e o sabor, ainda é bastante versátil, pois além de um bom acompanhamento, é uma excelente base para sanduíches.

Gostou da ideia? Então acompanhe o passo a passo.

INGREDIENTES

  • 500 g de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 10 g de sal
  • 5 g de fermento biológico
  • 300 ml de água filtrada

COMO FAZER:

Massa e fermentação…

Primeiramente, em uma tigela, adicione a farinha de trigo, o sal e o fermento biológico seco, misturando bem com uma colher. Em seguida, adicione a água e o azeite, agregando os ingredientes líquidos à mistura seca. Neste ponto, é mais fácil já misturar com as mãos. Não precisa sovar a massa, apenas misturar. Então, cubra a massa (que fica meio desorganizada mesmo) e deixe descansar por uns vinte minutos.

Passado esse tempo, vamos começar a sovar a massa. Para tanto, podemos usar as mãos ou uma batedeira com gancho. De uma forma ou de outra, serão mais ou menos 10 minutos sovando. Encerrada a sova, forme uma bola com a massa e deixe fermentando por uma hora ou até dobrar de tamanho, lembrando que, se estiver quente, o tempo de fermentação diminui. Aqui a fermentação ocorreu em 50 minutos, a uma temperatura de mais ou menos 27 graus.

Depois da fermentação, retire a massa do pão sírio da tigela, colocando-a sobre uma bancada. Então, abra a massa com as mãos até formar um círculo e divida em pedaços, como se estivesse cortando uma pizza. Eu uso uma espátula para cortar, mas uma faca também resolve bem.

Então, polvilhe a bancada com farinha e faça uma bolinha com cada um dos pedaços de massa. Deixe essas bolinhas descansando, cobertas com um pano de prato, por uns 15 minutos, para que o glúten relaxe.

Modelando e assando os pães…

Enquanto as bolinhas descansam, é hora de acender o forno na temperatura máxima. Como vamos precisar dar um choque térmico na massa, já deixe uma assadeira dentro do forno pra ir esquentando, pois nela é que vamos colocar os discos mais adiante. A esta altura, os 15 minutos de descanso das bolinhas de massa já passaram, então é hora de começar a modelar os pães.

Para tanto, polvilhe mais farinha sobre a bancada, coloque a bolinha e vá abrindo com as mãos, como se fosse fazer o disco de uma mini pizza. Se quiser, pode usar o rolo para abrir com mais facilidade.

Quando terminar de abrir a última bolinha, já é hora de começar a assar as primeiras que foram abertas. Então, com cuidado, retire a assadeira que estava aquecendo e coloque sobre ela dois ou três discos (lembrando que eles vão crescer no forno).

Logo depois que colocado no forno, o pão sírio irá estufar. Depois que os pães estiverem inflados, deixe mais 5 minutos no forno para que assem bem. Os pães ficam saborosos e leves, ideais para acompanhar uma kafta, antepasto ou um bom azeite de oliva.

Ah, os pãezinhos ficam muito charmosos quando tem um queimadinho na casca (há quem diga que o sabor fica até melhor). Caso seu forno não alcance uma temperatura suficiente para isso, como o meu, você pode finalizar o preparo passando os pães por uma frigideira bem quente momentos antes de servir.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Onias disse:

    Fiz e deu certo. Obrigado pelas receitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *