Ratatouille
O primeiro passo da receita de hoje é assistir ao clássico Ratatouille, filme da Disney lançado em 2007. Basicamente a animação conta a epopeia de um simpático ratinho para se tornar chef de cozinha em Paris. Obviamente o grand menu do chef tem como ponto alto a perfeita execução de um Ratatouille. O filme é uma graça e, certamente, popularizou o prato de nome difícil.
A origem do Ratatouille não é muito clara, mas reza a lenda que seria um prato muito comum nas casas dos camponeses do sul da França, que na época da colheita, aproveitavam a diversidade de legumes maduros recém colhidos.
O fato é que se trata de uma receita bem simples e muito saborosa. Além do mais, é daquelas que marcam presença na mesa. Colorida, visualmente impactante. Não há como ignorar um Ratatouille. Como é uma receita reproduzida há séculos, não dá pra dizer que seja certo ou errado fazer de determinada forma. Tanto que já fiz os legumes em cubos, rodelas, com e sem molho de tomate na base.
A única coisa que não abro mão é assar os legumes. Não gosto muito da textura deles quando cozidos, acho que perdem um pouco da suculência. De resto, variações não faltam aqui em casa, inclusive as clássicas adaptações com os legumes que estão na horta/geladeira.
Antes que eu me esqueça, apesar de não ter seguido à risca, uso como inspiração a receita do Olivier Anquier, do livro Diário do Oliver: As Receitas da Bocaina. Aliás, o livro é uma graça, bem divertido e descomplicado.
Ingredientes:
- 1 berinjela
- 1 abobrinha verde
- 1/2 pimentão vermelho
- 1/2 pimentão amarelo
- 3 tomates
- 1 cebola roxa
- 1 dente de alho
- 1/4 xícara de azeite
- sal e ervas frescas à gosto
- Pimenta calabresa
Como fazer:
Primeiramente, lave e seque muito bem os legumes e as ervas frescas. Em seguida, corte um dos tomates em cubos pequenos e amasse o alho.
Então, coloque duas colheres do azeite em uma frigideira e coloque o alho para dourar. Adicione o tomate em cubos e uma pitadinha de pimenta calabresa. Acrescente um pouquinho de sal e deixe em fogo baixo até que o tomate comece a derreter.
Feito isso, despeje esse molho rústico de tomate no fundo de uma assadeira. É por cima desse molho que serão acomodados os legumes.
Com a assadeira já montada, é hora de começar a cortar os legumes. Aqui não há uma regra específica. Já fiz os legumes em cubos e em rodelas, vai muito do estado de espírito. Nas fotos que ilustram o post eu cortei todos os legumes em rodelas médias.
Depois de cortados, vá acomodando na assadeira, intercalando para que fique com um visual mais bonito. Assim que terminar de arrumar, coloque azeite e sal sobre os legumes.
Então, cubra a assadeira com papel alumínio e leve em fogo médio por 10 minutos. Em seguida, retire o papel, aumente a temperatura do forno e deixe mais uns 7/8 minutos só para dar uma douradinha.
Na hora de servir, coloque as ervas espalhadas sobre os legumes, que devem estar macios e suculentos.
Confesso que fiquei muito feliz quando vi essa receita, porque, sim, eu preciso muito fazer esse prato um dia. Eu amo esse filme, amo mesmo! Vi que na Disney tem o restaurante do Ratatouille, imagina a emoção. Esse filme é um clássico, ele me toca de maneiras profundas… “Qualquer um pode cozinhar”, amo Obrigada por isso, meu bem! ❤️