Ravioli de abóbora com manteiga e sálvia

O Ravioli de abóbora é dessas receitas afetivas, que resgatam sabores e memórias. É clássica, mas acaba ganhando novos ares de acordo com as mãos de quem prepara.

Na minha versão, a abóbora que serve de recheio é assada com azeite, um pouquinho de sal e noz moscada. O molho é feito a partir de manteiga, alho e um punhado de sálvia fresca, colhida direto do quintal. Para finalizar, algumas lascas de queijo curado.

Eu gosto de fazer a massa alguns minutos antes. Assim, na hora de preparar o prato, ela fica mais macia para abrir.

Também dá pra fazer usando massa pronta, mas é claro que fazer a própria massa agrega valor ao ravioli. Inclusive, aqui no blog tem uma receita certeira de massa fresca.

Vamos lá?

Ingredientes:

  • 200 g de massa fresca
  • 100 g de abóbora madura
  • 1 pitada de sal
  • noz moscada e pimenta do reino à gosto
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • um punhado de folhas de sálvia (fresca)
  • queijo parmesão em lascas
  • 1 dente de alho em lâminas

Como fazer:

Montando a massa

Primeiramente, descasque a abóbora e corte em cubos. Então, coloque em uma assadeira e regue com o azeite, acrescentando sal, noz moscada e pimenta do reino. Dê uma misturada, cubra com papel alumínio e leve ao forno médio por uns 20 minutos.

Quando a abóbora estiver bem macia, retire do forno e faça uma espécie de purê.

Enquanto o purê esfria, é hora de abrir a massa. Você pode fazer isso usando um rolo ou um cilindro. De uma forma ou de outra, abra a massa cuidadosamente até que fique bem fininha, inclusive com certa transparência.

Então, posicione a massa aberta na bancada e divida e dois pedaços. No primeiro, vá colocando pequenas porções do purê de abóbora. Eu costumo fazer alguns “riscos” leves com a faca (ou com o cortador de massa) só para não me perder na hora de colocar a abóbora.

Assim que a abóbora tiver sido distribuída, molhe levemente a massa em volta dos recheios colocados. Então, pegue o segundo pedaço de massa e cubra com ele o primeiro, como uma cobertinha para as abóboras.

Aperte bem nos vãos entre os recheios para que a massa cole. Então, com uma faca ou um cortador, vá cortando os quadradinhos. Se for necessário, para garantir que eles não abram, feche as bordas com um garfo, como se estivesse fazendo um pastel.

Em seguida, coloque uma panela com água no fogo e, assim que ferver, adicione os raviolis. Em mais ou menos 6 minutos eles estarão al dente.

Preparando o molho de sálvia

Enquanto o ravioli cozinha, aproveitei para fazer o molho. Para tanto, em uma frigideira em fogo baixo, coloque a manteiga e o alho. Quando a manteiga começar a ficar dourada, acrescente as folhas de sálvia e misture cuidadosamente por alguns minutinhos, só para que a erva libere o sabor e aroma. Então, desligue o fogo.

Quando o ravioli estiver no ponto, desligue o fogo da panela de água e coloque a frigideira no fogo novamente para aquecer o molho. Com uma colher ou escumadeira, vá retirando os raviolis da água e colocando na frigideira. O ideal é que um pouco da água do cozimento vá junto para o molho.

No momento em que estiver colocando os raviolis na frigideira, gire-a um pouco para que o molho e a massa se misturem. Assim que a água evaporar, desligue o fogo. Aí é só montar o prato e finalizar com as lascas de queijo parmesão.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *