Risoto de pera e queijo gorgonzola
Vai ter risoto de novo? Sim, é claro que vai. A receita de hoje, risoto de pera e queijo gorgonzola, é mais uma daquelas combinações certeiras. O gosto forte do queijo com a leveza da pera criam uma junção de sabores espetacular. Não é à toa que é um clássico!
Para construir a minha receita, juntei algumas outras que cruzaram meu caminho, em especial uma do livro Eataly. Receitas, História e Gastronomia Italiana, que descreve muito bem o surgimento dessa combinação de peras e queijo. A receita do livro usa um queijo típico da região do Vêneto, chamado montasio, ao invés do gorgonzola, mas a ideia é basicamente a mesma.
Além dessa troca dos queijos, já que usar o montasio não era uma opção, também optei por assar as peras antes de acrescer ao risoto. E mais que isso, decidi assá-las com mel, para dar uma textura diferente e mais caramelizada.
Bom, é isso. Se quiser se aventurar em mais essa criação gastronômica é só seguir as dicas deste post.
INGREDIENTES:
- 1 xícara de arroz arbóreo
- 2 peras pequenas
- 30 g de queijo gorgonzola
- 20 g de queijo grana padano
- 150 ml de vinho branco seco
- 1 cebola pequena
- 1 dente de alho
- 2 colheres de sopa de mel
- 1,5 ml de caldo caseiro (frango ou legumes)
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- Sal e pimenta do reino à gosto
COMO FAZER:
Inicialmente, descasque uma das peras e corte em cubos pequenos. Em seguida, corte a outra pera, com casca , em fatias. Então, coloque tudo em uma travessa, regue com o mel e leve para assar por uns 20 minutos.
Enquanto as peras assam, é hora de começar o risoto. Para tanto, comece aquecendo o caldo e deixando reservado. Então, em uma panela de fundo grosso, coloque o azeite, uma colher de manteiga e a cebola. Logo depois acrescente o alho (cortado em lâminas) e, antes mesmo dele dourar, adicione o arroz.
Misture bem por alguns segundos e acrescente o vinho. Assim que secar, acrescente um pouco de caldo, lembrando que se o caldo for salgado, não precisa colocar mais sal, pois os queijos já são bem salgadinhos.
A partir deste momento, vamos seguir aquele bê-á-bá dos risotos: conforme o líquido for secando, vamos adicionando mais caldo, até que os grãos liberem o amido e deem a cremosidade peculiar de um bom risoto.
Quando o risoto já estiver caminhando para o final do preparo, retire as peras que estavam assando e separe os cubinhos. Em seguida, adicione esses pedacinhos ao risoto, misturando muito bem. Então, coloque o caldo restante no risoto para que ele chegue ao ponto certo.
Enquanto isso, em uma frigideira, coloque um pouquinho de manteiga e espalhe as fatias de pera com casca para que dourem levemente. Depois de feito isso, reserve os pedaços, pois serão usados para a decoração do prato.
A esta altura, o risoto já estará praticamente pronto. Então, é só adicionar o queijo gorgonzola em pedaços e misturar bem. Em seguida, desligue o fogo e coloque as porções de risoto nos pratos, colocando por cima as lascas de queijo grana e, finalmente, as peras em fatias.
Aqui, servi o risoto acompanhado de filé grelhado, apenas com uma manteiga de ervas por cima.