Salmão com legumes no papilotte

As complicações culinárias são instigantes e desafiadoras? Sim.

Gostamos disso? Muito.

Mas a vida não é um mar de calmaria e nem sempre há tempo para todas essas aventuras culinárias. Então, para dias menos inventivos, é bom ter uma receita na manga e não consigo pensar em nada que cumpra tão bem esse papel quanto o salmão com legumes assados no papilotte.

O papilotte é uma técnica que consiste, basicamente, em colocar todos os ingredientes em uma trouxinha de papel e levar ao forno, permitindo que os alimentos cozinhem em seus próprios sucos. Isso apura os sabores e confere uma textura maravilhosa, totalmente diferente da que eles teriam se a cocção fosse por outros meios.

Além disso, a um só tempo, a gente brilha na cozinha e economiza na louça suja, pois não tem aquela história de sujar um monte de panelas. É a receita perfeita para um jantar tranquilo e não exige nenhuma preparação prévia. Em coisa de meia hora está tudo prontinho.

Ah, antes que eu me esqueça, o ideal é que cada papilotte seja servido para uma pessoa, em porção individual mesmo. Essa receita rende dois papilottes, logo, serve duas pessoas. Se quiserem aumentar ou diminuir, é só ajustar as proporções.

INGREDIENTES

  • 200 gramas de filé de salmão
  • 2 batatas médias
  • 1 cenoura grande
  • 1 cebola
  • 100 gramas de vagem
  • 50 gramas de alho poró
  • azeite
  • 1 dente de alho
  • sálvia e tomilho
  • tomate cereja
  • sal, pimenta e limão
  • papel alumínio

COMO FAZER

Primeiramente, corte o salmão em dois pedaços mais ou menos do mesmo tamanho. Coloque em uma tigela e tempere com sal, pimenta do reino e caldo de limão.

Enquanto o salmão fica marinando uns minutinhos, prepare os legumes. Inicialmente, descasque a cebola e corte em pétalas. Em seguida, descasque a cenoura e corte em tiras. Depois, tire as pontinhas da vagem e corte em pedaços grandes. Por último, descasque e corte as batatas, como se fossem meias luas.

Então, com os legumes cortados e o salmão temperado, é hora de começar a montagem do prato. Primeiramente, corte dois pedaços de papel alumínio, com mais ou menos 20cm. No centro de cada um deles, coloque 1/4 dos legumes, tomando o cuidado de manter mais ou menos a mesma proporção de cada um. Em seguida, sobre essa caminha de legumes, acomode o filé de salmão e, por cima, coloque mais 1/4 dos legumes.

Quando estiver tudo devidamente acomodado no papel, faça um molhinho para temperar os legumes. Para isso, em um pilão, macere um dente de alho, sálvia e tomilho. Coloque um pouco de sal, pimenta e azeite, misturando bem. Em seguida, despeje sobre os legumes e feche o papel alumínio, fazendo o papilotte, como um embrulho mesmo.

Então, acomode os papilottes em uma assadeira e leve ao forno em temperatura média por 20 minutos. Depois desse tempo é só retirar, acondicionar cada um em um prato e servir.

Eu gosto de servir o salmão no papilotte mesmo, direto do forno para a mesa, para que cada um se surpreenda com a explosão de aromas e sabores quando o papilotte é aberto.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *