Strudel de maçã verde com massa folhada
E vamos de massa folhada novamente, desta vez como parte de um strudel de maçã verde que é espetacular e é capaz de me levar de volta ao Rio Grande do Sul, onde provei o doce pela primeira vez.
Definitivamente, não foi por acaso minha insistência em fazer massa folhada. Gosto demais dela e acho que a massa caseira dá um toque muito especial às receitas, principalmente aos doces. Ultimamente, os horizontes culinários foram ampliados e muito disso é em razão da massa folhada, que torna possível a execução de uma infinidade de receitas.
Na receita de hoje, a parte mais complicada é a massa. Se ela já estiver prontinha, é super fácil dar vida ao strudel, que conta com um recheio bem tradicional, de maçãs, uvas e nozes. Se você ainda não fez a massa, pode se animar vendo este post aqui, mas é claro que se quiser usar massa folhada comprada pronta também pode.
Bora lá?
INGREDIENTES
- Massa folhada (um retângulo de mais ou menos 15 x 20 cm, com 0,5 cm de espessura)
- 2 maçãs (uma verde e uma vermelha)
- 4 colheres de uvas passas
- 2 colheres de sopa de rum
- 1 colher de chá de canela em pó
- 4 colheres de sopa de açúcar
- 1/4 xícara de nozes picadas
- canela em pau e açúcar de confeiteiro para decorar
- ovo para pincelar
COMO FAZER:
Em primeiro lugar, corte as maçãs em cubinhos e coloque em uma panela pequena. Em seguida, acrescente o açúcar e a canela em pó, misture e deixe em fogo brando por uns cinco minutinhos. Enquanto isso, coloque as uvas de molho no rum em um pote pequeno.
Quando as maçãs já estiverem amolecendo, desligue o fogo e acrescente as nozes. Então, escorra as uvas e coloque junto com os demais ingredientes na panela.
Deixe o recheio esfriar completamente e, quando já estiver frio, retire a massa folhada da geladeira e estenda-a sobre uma superfície enfarinhada. O ideal é que a massa fique bem fininha, então, tente abri-la até que atinja a espessura de 0,3 cm, o que, fatalmente, vai acabar aumentando o tamanho do retângulo.
Com a massa aberta, certifique-se de que ela não grudou na mesa. Se necessário, coloque um pouco mais de farinha e vire a massa. Feito isso, coloque o recheio, ocupando apenas metade da massa. A outra metade será dobrada sobre o recheio para cobrir.
Feche bem a massa, como se estivesse fechando um grande pastel. Em seguida, passe este “embrulho” para uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga especial e pincele levemente ovo batido. Não se preocupe se ficar meio enrugado. É assim mesmo, afinal de contas a massa é muito fininha e acaba sendo moldada pelo recheio.
Por fim, coloque para assar em forno já aquecido. Em mais ou menos 30 minutos, em fogo médio, o strudel estará assado, dourado e crocante, então é só polvilhar açúcar de confeiteiro e colocar uns paus de canela para dar um charme na hora de servir.