Torta de maçãs – appeltaart
Da série “receitas que me levam a lugares”, hoje eu apresento a Appeltaart, uma tradicional torta holandesa de maçãs. Das muitas etapas de preparação para as viagens, uma que para mim tem um peso enorme é o estudo das comidas típicas e dos restaurantes mundo afora, até para que a gente consiga aproveitar melhor todas as possibilidades.
Neste contexto, quando estávamos planejando nosso roteiro pela Holanda, tentando entender a cozinha local , nos deparamos com uma unanimidade: a torta de maçã do Winkel 43. Dez de dez viajantes recomendavam o lugar e falavam maravilhas da tal torta, então não tinha como deixar de fora.
Assim, ela não só entrou no nosso roteiro como, depois de irmos pela primeira vez, acabamos repetindo, afinal eu precisava testar com e sem chantilly :). O fato é que a appeltaart é maravilhosa e o valor sentimental agregado torna ela ainda mais especial. Ah que saudade da Holanda…
E aí, vamos viajar nessa receita?
INGREDIENTES:
Massa:
- 300 gramas de farinha de trigo
- 4 colheres de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 ovo
- 180 gramas de manteiga
- 100 gramas de açúcar
Recheio:
- 80 gramas de uva passa (ou mais)
- 1 kg de maçãs
- 50 gramas de açúcar
- 2,5 colheres de chá de canela em pó
- suco de meio limão siciliano
COMO FAZER:
Inicialmente, vamos preparar nosso recheio. Coloque as uvas de molho em água quente por uns minutinhos para que fiquem mais molinhas. Depois, escorra e reserve. Em seguida, descasque as maçãs e corte em cubinhos, acrescentando o suco de limão, que, ao mesmo tempo, dá um gostinho azedinho e evita que elas escureçam.
Assim que terminar de cortar as maçãs, coloque-as em uma tigela média e misture as uvas, o açúcar e a canela. Mantenha fora da geladeira enquanto avançamos para a etapa seguinte: a massa!
Para facilitar a vida, antes de começar a preparar a massa, acenda o forno e já unte uma assadeira de fundo removível com um pouquinho de manteiga. Por falar em manteiga, já pode retirar da geladeira e cortar em cubinhos pequenos.
Agora sim, procedimentos prévios feitos, vamos fazer a base da appeltaart. Em uma tigela pequena coloque mais ou menos metade do ovo e os demais ingredientes da massa, misturando rapidamente com as mãos, mas sem sovar, já que a intenção aqui é apenas misturar os ingredientes, para manter a massa crocante depois de assada, mas sem deixar ela elástica.
Assim que terminar de misturar os ingredientes, forme uma bola com a massa , embrulhe em um plástico e, então, leve à geladeira por uns dez minutos. Em seguida, vá preenchendo a forma com a massa, apertando até forrar o fundo e as laterais, deixando mais ou menos um quarto de massa para cobrir.
Por fim, coloque o recheio e faça tirinhas com o restante da massa. Com elas é que faremos aquele efeito xadrez sobre a torta. Então, pincele as tirinhas com o resto do ovo e coloque para assar por uns 40 minutos, em fogo baixo (180 graus ou menos).
Prontinho. Torta tipicamente holandesa na sua mesa. Servida com chantilly fica um espetáculo.
É por isso que essa torta é tão saborosa, existe muito amor e dedicação envolvido, essa torta de maçã deixou lembranças.
Ah Cris, nunca mais farei essa torta sem lembrar com carinho de você 😉
É por isso que essa torta é tão saborosa, muito amor e dedicação envolvido, essa torta marcou meu paladar e minha história.