Batatas ao murro

As batatas ao murro, como o sugestivo nome já antecipa, são batatas levemente amassadas, na base da pancada mesmo. Lógico que, em se tratando de comida, estamos falando de pancadinhas bem intencionadas, quase um gesto de amor.

A receita é bastante tradicional em Portugal e costuma ser um acompanhamento perfeito para vários pratos com bacalhau. Aqui em casa, servimos com peixes e carnes, mas é lógico que elas puras, como aperitivo, já são excelentes.

Uma dica bacana, aliás, é usar essas batatas como acompanhamento para o filé ao molho de mostarda e vinho que já apareceu por aqui.

Essas batatas são muito fáceis de fazer e o resultado é incrível. De quebra, além de ter um ótimo acompanhamento, ainda podemos descontar a raiva nas pobres batatinhas. Quer melhor?

INGREDIENTES:

  • 10 batatas pequenas (batata bolinha)
  • 02 colheres de sopa de azeite
  • alecrim e orégano frescos
  • flor de sal

COMO FAZER:

Primeiramente, lave muito bem as batatas, já que elas serão usadas com casca e tudo. Em seguida, coloque-as em uma panela e cubra com água. Então leve ao fogo médio e deixe por uns 15 minutos, até que fiquem macias.

Escorra as batatas e deixe esfriar um pouco. Então, com a ajuda de um pano ou papel toalha, dê leves pancadas em cada uma delas, para que elas se abram. Muita calma nessa hora: as queremos levemente abertas, não espatifadas.

Feito isso, acomode as batatas em uma assadeira e regue com azeite. Por cima, coloque o alecrim, o orégano e, por último, a flor de sal.

Aqui um detalhe: nós usamos as ervas frescas, mas é possível usar também o orégano desidratado. Quanto ao alecrim, o ideal é que seja fresco porque isso muda a textura, o sabor e o aroma.

Então, leve ao forno por uma meia hora, para que dourem por fora e fiquem com a casquinha bem crocante. Prontinho. Uma receitinha fácil e com sotaque português.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *