Grissini de fermentação natural

Os grissini (plural de grissino) são típicos palitinhos de massa salgada, bem crocantes e saborosos, que podem ser servidos com molhos e até com um bom azeite de oliva. Já testamos com coalhada, molho pesto e tapenade de azeitonas. Em todos os casos ficou um espetáculo.

Não é complicado de fazer e rende bastante, mas como usa fermento natural, tem todo aquele ritual de sempre: Alimenta o fermento, espera dobrar de tamanho, depois começa a massa e vai seguindo a vida enquanto espera os tempos de fermentação.

Uma coisa bem bacana dos grissini é que são uma ótima forma de aproveitar o levain que você não vai usar em nenhuma receita (nem vai guardar como isca), já que os palitinhos sempre fazem sucesso. Assim, ao invés de descartar parte do fermento, que tal fazer grissini?

Para quem é da turma do levain, tenho certeza de que não terá qualquer complicação. Para quem não é, acho que já passou da hora de se juntar a nós.

Vamos nessa?

Ingredientes:

  • 200 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de sal
  • 100 g de levain ativo
  • 110 ml de água morna
  • 20 ml de azeite

Como fazer:

Inicialmente, coloque em uma tigela o levain, a água e o azeite. Misture um pouco para que o fermento comece a dissolver. Então, acrescente a farinha de trigo e o sal. Misture mais um pouco até virar uma massa. Não espere uma massa lisinha, pois ela é bem hidratada e mais mole, então não vai ficar toda certinha.

Quando conseguir forma uma bola com a massa, cubra a tigela com um pano (ou com plástico filme) e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos. Passado esse tempo, faça uma sequência de dobras na massa, exatamente como no pão italiano e no pão de tomate.

Encerrada essa sequência de dobras, cubra a massa novamente e deixe descansar mais 10 minutos. Em seguida, repita o procedimento e cubra a massa de novo, deixando que ela fermente por uma hora.

Depois disso, coloque a massa sobre uma bancada enfarinhada e, com as pontas dos dedos, vá espalhando-a. Então, quando tiver conseguido formar uma espécie de retângulo com a massa, pode cortar tiras de mais ou menos 1cm de largura. Para tanto, use uma faca afiada ou uma espátula.

Quando estiverem cortados, coloque-os em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga especial, deixando um espaço de mais ou menos 1 cm entre eles. Então, cubra a assadeira com um pano úmido e deixe que eles cresçam por umas duas horas. Não espere muito desse crescimento, pois como mantivemos o ar na massa os grissini crescem pouco nesse momento.

Finalmente, acenda o forno em temperatura alta e, quando estiver bem quente, coloque a assadeira com os grissini. Para garantir bastante vapor no forno, pode borrifar um pouco de água lá dentro assim que colocar a forma.

Depois de uns 15 minutos eles estarão assados, dourados e muito crocantes. Para que eles mantenham essas características, é bem importante colocar em uma grade para que esfriem completamente. Os grissini ficam ótimos para servir como aperitivos e podem ser guardados por alguns dias em saquinhos bem fechados.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *