Madeleines de chocolate

As madeleines de chocolate são uma variação das tradicionais madeleines francesas, tipicamente feitas com limão e, em alguns casos, com farinha de amêndoa. A receita já apareceu por aqui há alguns anos e tem lugar cativo no meu coração.

Com as de chocolate não poderia ser diferente. Elas possuem um sabor marcante, entre o doce e o amargo, e uma textura incrível. Depois de frias, ficam com a casquinha crocante, envolvendo uma massa que derrete na boca. O melhor de tudo? São muito fáceis de fazer!

Vamos lá?

INGREDIENTES:

  • 85 gramas de manteiga sem sal
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 2 ovos
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 1/4 xícara de chocolate meio amargo
  • 2/3 xícara de farinha de trigo
  • 1/2 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/4 colher de chá de sal
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)

COMO FAZER:

Preparando a massa

Inicialmente, coloque a manteiga em uma panela e leve ao fogo baixo para derreter. Precisamos que ela derreta totalmente e comece a dourar, pois isso muda completamente o sabor da manteiga e confere notas mais amendoadas.

Como o risco de a manteiga queimar é grande, é importante focar neste passo e ficar de olho: quando se formarem alguns cristais no fundo da panela e na borda, é hora de desligar. Deixe a manteiga derretida na panela para esfriar um pouco.

Enquanto a manteiga esfria, vamos derreter o chocolate. Pode ser em banho maria ou no microndas. O importante é que fique bem lisinho. Assim que ele derreter, deixe rerservado em temperatura ambiente.

Agora é hora de começar a preparar a massa. Para tanto, peneire em uma tigela os ingredientes secos, com exceção do açúcar. Em outra tigela, coloque os ovos e o açúcar. Bata muito bem com um fuê (também pode ser no mixer ou na batedeira), até que os grãos de açúcar derretam e a mistura se torne um creme claro e leve. Então, acrescente o chocolate e misture para incorporar.

Em seguida, vá adicionando os ingredientes secos, misturando muito bem com um batedor de arame. Eu acho mais fácil ir acrescentando aos poucos, pois assim não ficam bolinhas de farinha na massa.

Quando a massa estiver bem lisinha, coloque a manteiga, também aos poucos. Assim que a manteiga tiver sido totalmente incorporada, coloque um plástico sobre a tigela e leve a massa à geladeira. Ela pode ficar lá de 2 a 12 horas, então vale ajustar o tempo de acordo com a agenda do dia.

Finalizando…

Depois do período de descanso da massa, retire da geladeira e coloque nas forminhas. Eu uso um molde específico para madeleines, mas dá para usar formas de muffin, empadas e tantas outras.

Note que a massa fica bem durinha, porque a manteiga e o chocolate ficam mais espessos por com conta do frio. A textura lembra bastante a de um sorvete. Sem pânico, é assim mesmo.

Com a ajuda de duas colheres, vá retirando porções de massa e colocando nas forminhas. Não se preocupe em ajeitar a massa, pois o calor cumpre o papel de ir modelando as madeleines de chocolate.

Leve para assar em forno pré aquecido (temperatura média) por 15 minutos. Então, retire a forma, deixe esfriar um pouquinho e desenforme, colocando as madeleines de chocolate sobre uma grade para que esfriem.

Elas ficam macias e crocantes ao mesmo tempo, bem molhadinhas. O sabor do chocolate é intenso e ficam ainda melhor no dia seguinte. Gosto muito de ter os simpáticos bolinhos em casa para acompanhar um café. Para mim, é uma combinação perfeita.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *