Biscoitos de gengibre para o natal

Os biscoitos de gengibre, tão comuns na américa do norte (onde são chamados de gingerbread), a cada dia ganham mais adeptos por aqui. A massa é crocante e amanteigada, ganhando sabor e cor com canela, gengibre e melado. Há quem ainda coloque cravo da índia, mas particularmente prefiro sem.

Como se não bastasse, os biscoitos ficam lindos decorados e fazem a diversão da criançada, que pode até ajudar no preparo. É uma daquelas receitas para juntar a família na cozinha, não tem como dar errado (ou tem :)).

Gostou da ideia? Então vem com a gente que ainda dá tempo de fazer para o natal deste ano.

INGREDIENTES:

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 pitada de noz moscada
  • 1/2 colher de café de fermento químico em pó
  • uma pitada de sal
  • 50 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1/4 de xícara de açúcar mascavo
  • 3 colheres de sopa de melado de cana
  • 1 ovo pequeno
  • 1/2 colher de chá de gengibre ralado

COMO FAZER:

A massa

Inicialmente junte todos os ingredientes secos, com exceção do açúcar, em uma tigela, misturando bem.

Em seguida, na batedeira, coloque somente a manteiga e o açúcar, batendo bem até que se misturem e formem um creme. Depois, acrescente o melado, o gengibre e o ovo, batendo mais um pouquinho apenas para incorporar. Não se preocupe se o creme ficar com o aspecto meio talhado, pois quando a farinha for acrescentada isso se resolve.

Feito isso, acrescente a mistura seca a esse creme que se formou e mexa com uma colher até obter uma massa lisa. É importante não sovar a massa, apenas misturar mesmo, pois a sova pode acabar desenvolvendo o glúten e isso vai deixar os biscoitos muito duros.

Chegando neste ponto, forre a bancada com um pedaço de papel manteiga de mais ou menos 30 cm e despeje a massa sobre ele. Por cima da massa, coloque outro pedaço de papel do mesmo tamanho, formando uma espécie de sanduiche. Então, com um rolo, vá abrindo a massa cuidadosamente, até que fique com espessura de mais ou menos 0,5 cm.

Cuidadosamente, leve a massa aberta, ainda envolta pela papel manteiga, à geladeira, onde deve ficar por umas duas horas para ficar mais firme. Passado esse tempo, retire a massa da geladeira e, devagar, tire a parte de cima do papel manteiga.

Hora de cortar e assar

Então, corte os biscoitos da forma desejada, à mão livre ou usando cortadores. Eu adoro cortadores fofinhos, ainda mais de natal. Conforme for cortando, já vá colocando os biscoitos em uma forma forrada com papel antiaderente ou untada com manteiga e farinha de trigo. Se perceber que a massa está ficando mole, é só levar para a geladeira novamente por mais alguns minutos.

Assim que terminar de colocar os biscoitos na forma, leva-a à geladeira por uns dez minutinhos. Enquanto isso, acenda o forno para ir aquecendo. Quando o forno já estiver quente, coloque a forma com os biscoitos.

Eles assam rápido, então tem que ficar de olho. No forno aqui de casa, em 15 minutos (temperatura média) eles já estavam no ponto, com as pontinhas começando a dourar. Quando estiverem assados, coloque-os sobre uma grade para que esfriem, sequem e fiquem crocantes.

A decoração

Em geral, esses simpáticos biscoitinhos costumam ser decorados com glacê real, mas dá pra usar glacê de açúcar de confeiteiro, merengue e até mesmo chocolate derretido. Eu gosto da cobertura com chocolate, pois acho as demais muito doces, mas tenho certeza que a criançada vai curtir essas mais coloridas.

Minha sugestão é usar o pó para glacê real ou o glacê de açúcar de confeiteiro, que eu usei no dia em que preparei a receita aqui em casa. Se optar por este último, é só misturar meia colher de sopa de suco de limão, meia colher de sopa de água e seis colheres de açúcar de confeiteiro.

Essa mistura nem precisa ser feita na batedeira, com uma colher mesmo já dá certo. Assim que se tornar um creme, é só colorir nas quantidades e cores desejadas, colocar em um saco de confeiteiro com um bico mais arredondado e soltar a imaginação. Como esse glacê seca muito rápido, se não for usar na hora coloque em uma vasilha coberta com plástico filme.

Uma dica: se for usar em muitos biscoitos, o ideal é ir fazendo as partes que são da mesma cor em todos eles, assim você evita ficar com todos os glacês abertos ao mesmo tempo.

Caso queira fazer a cobertura com chocolate, é só derreter o chocolate em banho maria (ou no micro-ondas), colocar em um saquinho com um furo na ponta e ir fazendo traços sobre o biscoito. Eu coloco os biscoitos em um prato e faço a cobertura de todos de uma vez só.

Por fim, se quiser simplesmente pintar os biscoitos com merengue, pode fazer qualquer receita em que as claras sejam cozidas, como ocorre no merengue suíço e no italiano.

É isso, a festa está garantida.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Sam disse:

    Que amoor! Queen você tá muito artista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *