Bolo de cenoura com cobertura de chocolate

O clássico bolo de cenoura é figura certa nas cozinhas brasileiras. Confesso que quando comecei a viajar para fora do país é que descobri que esse bolo é uma coisa nossa. Bem por isso, fica a dica: bolo de cenoura em grande parte do mundo é totalmente diferente do nosso. É uma delícia, mas não lembra em nada o que fazemos por aqui, pois é mais um bolo de especiarias do que de cenoura propriamente dito.

O fato é que eu gosto demais da nossa versão, principalmente pelas memórias afetivas que esse bolo me traz. É que minha mãe faz bolo de cenoura desde de que me entendo por gente. Passei anos tentando reproduzir a receita dela, mas nunca tive muito sucesso. Ela é daquelas que faz as coisas na intuição, não mede nada, só mistura tudo e faz a mágica acontecer.

Eu, mera mortal, não consigo essas proezas, então, tive que encontrar uma receita. Por isso, a receitinha é da Joyce Galvão, autora do livro “A química dos bolos“.

Gostei muito do resultado, pois o bolo fica bem leve e saboroso, com uma cor linda. A calda de chocolate é das minhas preferidas, pois não fica muito doce e ainda tem o charme de ficar um pouco quebradiça.

Bora?

Ingredientes:

  • 250 gramas de cenoura em rodelas
  • 3 ovos
  • 240 ml de óleo de girassol
  • 240 gramas de açúcar refinado
  • 260 gramas de farinha de trigo
  • 12 gramas de fermento químico
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha para untar a assadeira
  • 50 gramas de chocolate em pó (para a cobertura)
  • 120 gramas de açúcar refinado (para a cobertura)
  • 1/2 colher de sopa de manteiga (para a cobertura)
  • 60 gramas de água (para a cobertura)

Como fazer:

Inicialmente, organize e separe os ingredientes. Em se tratando de bolo, todo cuidado é pouco, já que um detalhe que sair do controle pode colocar tudo a perder. Eu gosto de deixar tudo pesado e separado, assim as chances de erro são menores.

Assim, o primeiro passo é untar a forma. Eu uso uma forma redonda, de mais ou menos 25 cm de diâmetro. Para untar, espalhe a manteiga com um guardanapo e, em seguida, salpique um pouco de farinha de trigo. Para que a farinha se espalhe, dê algumas batidinhas na forma. Depois, vire a forma sobre a pia para que eventual excesso caia.

Em seguida, comece a preparar a massa. Para tanto, coloque as cenouras, os ovos, o óleo e o açúcar no liquidificador. Bata muito bem por uns 3 minutos e despeje em uma tigela grande.

Então, em outra tigela, peneire a farinha de trigo, o sal e o fermento e reserve (essa é nossa mistura seca).

Feito isso, vá adicionando os ingredientes secos à mistura líquida, mexendo muito bem com um batedor de arame até que a massa fique bem homogênea.

Então, coloque a massa na assadeira e leve ao forno pré aquecido. Aqui em casa, em temperatura média, o bolo assa em mais ou menos 30 minutos, mas isso varia muito de um forno para o outro.

Assim, quando o bolo estiver douradinho, espete-o com um palito. Se sair limpo é sinal que está assado. Retire o bolo do forno e deixe sobre uma grade, sem retirar da assadeira.

Enquanto isso, vamos preparar a cobertura. Para tanto, basta misturar todos os ingredientes (açúcar, chocolate em pó, manteiga e água) em uma panelinha e levar ao fogo baixo, sempre mexendo para não queimar. Quando começar a ferver, continue mexendo por mais 5 minutos.

Então, desligue o fogo e despeje a cobertura sobre o bolo morno. Seguindo as dicas da Joyce Galvão, “dona da receita”, corto o bolo em pedaços antes de despejar a calda, pois assim ela penetra entre os pedaços.

Finalmente, deixe o bolo esfriar. Se tudo der certo, ele vai ficar macio, com uma calda levemente crocante e quebradiça.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Sam disse:

    Ficou lindo, amore!! Como eu queria experimentar esse bolinho, junto com o café do hacker, que eu aprendi que devo tomar sem açúcar porque é muito bommm!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *