Geleia de frutas vermelhas

A geleia de frutas vermelhas está no rol de receitas rápidas, fáceis e surpreendentes.

As geleias, em geral, não têm muita complexidade. Juntando açúcar, algumas gotinhas de limão e, eventualmente, alguma fruta com mais pectina (como maçã), o céu é o limite.

No caso da geleia de frutas vermelhas, gosto de usar morangos, framboesas, amoras e mirtilos. Mas confesso que a lista de frutas varia muito de acordo com a estação ou com o que tenho disponível.

O ideal é usar frutas frescas, mas dá para fazer com frutinhas congeladas. A única diferença é que, usando frutas congeladas, pode ser que demore um pouco mais a alcançar o ponto certo.

A geleia fica ótima para rechear bolos, rocamboles ou servir de acompanhamento para um pão quentinho. Com um brioche, fica sensacional.

Além disso, a depender da combinação das frutas, também fica muito boa para acompanhar queijos.

Vamos lá?

Ingredientes:

  • 300 gramas de frutas vermelhas
  • 1 xícara de açúcar
  • suco de meio limão

Como fazer:

Lave as frutas e corte em pedaços. Se quiser a geleia mais lisinha, pode passar as frutas pelo processador de alimentos.

Coloque as frutas, o açúcar e o limão em uma panela de fundo grosso.

Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por uns vinte minutos, até que, passando uma colher pelo fundo da panela, um caminho se abra.

Como eu prefiro a geleia mais rústica, com pequenos pedaços de fruta, uso um amassador de batatas para amassar as frutas durante o cozimento.

Assim que ela chegar ao ponto desejado, retire da panela e coloque em potes previamente higienizados. Na geladeira, ela dura até vinte dias, mas duvido que não acabe antes.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *