Baguetes com fermentação natural

As baguetes são pães alongados, com miolo macio e casca bem crocante. Muito comuns na França, são usadas para sanduiches maravilhosos, com todos aqueles queijos diferentões. Oh saudade…

O fato é que, como adoramos inovar nos sanduíches aqui em casa, aprender a fazer as baguetes era praticamente uma obrigação. Assim, depois de muitas leituras e tentativas, conseguimos chegar a um resultado muito satisfatório, pois o pão fica macio, saboroso e com a casca muito crocante.

Essa receita é feita com fermento natural e, apesar de ser um pouco demorada, não tem complicação nenhuma. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 250 gramas de farinha de trigo
  • 150 gramas de água
  • 100 gramas de levain refrescado
  • 5 gramas de sal

Como fazer:

Primeiramente, misture a farinha com a água e deixe descansando por uma hora em temperatura ambiente. Não se assuste, nesse ponto a massa ainda é praticamente uma farofa.

Passado esse tempo, acrescente o levain e o sal, sovando a massa por uns dez minutos. Aqui um detalhe: essa massa é mais mole mesmo, então a sova não é um procedimento tão simples. De todo modo, é só ir esticando e dobrando a massa sobre ela mesma que dá tudo certo.

Depois que a massa já estiver devidamente sovada, coloque em uma tigela untada com um pouquinho de azeite e deixe crescer por mais ou menos uma hora e meia. Passado esse tempo, faça uma sequência de dobras na massa e deixe crescer por mais uma hora e meia.

Em seguida, coloque a massa sobre a bancada e divida em duas porções. Então, modele as baguetes. Para tanto, com as pontas dos dedos, abra a massa em uma espécie de retângulo. Feito isso, é só enrolar, sempre pressionando a massa para ir “colando” e gerar tensão.

Depois que as baguetes estiverem modeladas, coloque em uma assadeira específica ou, se não tiver uma, em uma forma retangular, colocando um pano de prato enrolado entre elas para garantir que não percam o formato. Então, deixe as baguetes crescerem por mais duas horas.

Depois desse tempo, acenda o forno para que esquente bastante e faça os cortes na superfície dos pães. Em seguida, leve as baguetes para assar, lembrando de borrifar água no forno assim que elas forem colocadas.

Quando estiverem douradinhas, pode retirar e deixar sobre uma grande para que esfriem. Depois, é só soltar a imaginação e criar sanduiches lindões.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *