Bolo mesclado de manteiga com cacau em pó
Fica, vai ter bolo! E não é qualquer bolo não, hoje vamos fazer um bolo mesclado com massa amanteigada e um toque generoso de cacau. É uma receita simples, mas que surpreende pela estrutura da massa, que é densa e leve ao mesmo tempo.
Confesso que a primeira vez que revolvi fazer esse bolo eu estava um tanto desconfiada. A massa fica muito firme e, de verdade, parece que não vai dar certo. Mas sabe como é, precisamos ter fé. Além do mais, a receita veio de um livro que eu respeito muito, o Larrouse da confeitaria, então resolvi r até o fim, mesmo olhando torto para a massa.
Olha, ainda bem que eu segui firme na receita, porque fica sensacional. É um bolo pequeno, que cabe em uma forminha de bolo inglês. Ele serve umas duas pessoas em um chá da tarde (três se as pessoas não forem famintas), mas é lógico que dá pra aumentar a receita. De toda forma, eu não recomendo que ele seja feito em outro tipo de forma, porque acho que esteticamente a forma de bolo inglês deixa ele mais bonito, mas isso é uma questão muito pessoal.
Preparados?
INGREDIENTES:
- 90 g de manteiga cortada em cubinhos
- 90 g de açúcar de confeiteiro
- 2 ovos
- extrato de baunilha
- 120 g de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de fermento químico
- 10 g de cacau em pó
- 50 ml de leite
COMO FAZER:
Inicialmente, unte uma forma retangular pequena (a minha mede mais ou menos 10 x 20cm), com um pouco de manteiga. Em seguida, espalhe farinha de trigo e coloque a forma de boca para baixo para que eventual excesso de farinha caia.
Enquanto isso, acenda o forno para ir esquentando e, em uma tigelinha, faça uma pastinha misturando o leite e o cacau em pó. Além disso, já deixe em uma outra tigela a farinha e o fermento, peneirados juntos.
Com os ingredientes já preparados, é hora de começar a massa do bolo mesclado. Inicialmente, usando uma batedeira ou um fuê, bata a manteiga até que se transforme em um creme esbranquiçado. Em seguida, acrescente o açúcar e a baunilha, batendo novamente, a fim de que incorpore muito bem.
Assim, que o açúcar e a manteiga já estivem totalmente misturados, acrescente os ovos, um a um, mexendo a cada adição. Então, acrescente a farinha e o fermento, misturando delicadamente.
Em seguida, despeje 2/3 desta massa na forma já untada. No restinho de massa de ficou na tigela, acrescente a pastinha feita com o cacau em pó e o leite.
Misture bem para que fique bem escura e, então, despeje por cima da massa branca que já foi colocada na forma. Por fim, com um garfo, faça movimentos circulares, de baixo para cima, a fim de que as massas se misturem um pouco. É justamente essa forma de misturar a massa que dá o efeito de bolo mesclado, tão característico.
Então, é só levar para assar por uns 30 minutos, em fogo baixo. Logo depois que colocado no forno, o bolo vai começar a crescer e o centro vai apresentar uma rachadura, deixando à mostra a massa branca, mais densa que a de chocolate.
O resultado desse bolo, aparentemente simples, é surpreendente, principalmente pelo contraste da massa amanteigada com o cacau. Além disso, a forma de bolo inglês faz com que as fatias mostrem bem a mistura das massas, valorizando ainda mais o visual.