Cheesecake com Calda de Amoras

Encerrando a seção “sobremesas do Natal” , uma das minhas preferidas: Cheesecake. E não é um Cheesecake qualquer, desses sem procedência. É um verdadeiro bolo de queijo, com massa à base de cream cheese e sem ingredientes desconhecidos com nomes complicados. Para completar, ele foi combinado com uma calda de amoras artesanal. Aliás, não apenas artesanal, mas feita com amoras de produção própria (mais ou menos própria, já que a dona do pé das amoras é minha mãe😊 ).

Apesar do estrangeirismo no nome, a receita não é complicada. Ainda mais porque usamos a massa de bolachas, que não tem absolutamente nada de dificuldade. Lógico que sempre dá pra complicar, então, também é possível usar a massa Sucree, como da torta de morangos, mas isso só se vocês estiverem com muita vontade mesmo.

O único detalhe para que o Cheesecake dê certinho é ter bastante atenção aos tempos. É uma receita fácil, mas não é tão rápida. É feita em etapas, então é bom fazer o planejamento para não correr o risco de dar errado. Eu sempre começo organizando a bancada e separando os ingredientes, deixando em temperatura ambiente o que precisa ficar um tempo sem refrigeração.

Superada a fase de logística e arrumação, é hora da receita:

INGREDIENTES:

Massa:

  • 100 gramas de bolacha de maisena
  • 50 gramas de manteiga em temperatura ambiente

Recheio:

  • 375 gramas de cream cheese
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 02 colheres de sopa (rasas) de farinha de trigo
  • 02 ovos grandes (ou três pequenos)
  • 1/4 xícara de creme de leite fresco
  • 01 colher (de chá) de raspas de limão e laranja, na mesma proporção.
  • 01 colher de chá de extrato de baunilha

Cobertura: Calda ou geleia de amora

COMO FAZER:

Inicialmente, vamos retirar da geladeira o cream cheese e a manteiga.

Quando a manteiga estiver em temperatura ambiente, coloque em um processador as bolachas, batendo até que vire uma farinha. Coloque em uma tigela e misture a manteiga, a fim de que se transforme em uma espécie de massa quebradiça.

Em seguida, forre uma forma, de preferência de fundo removível com uns 18 cm de diâmetro, com essa massa e depois leve ao forno por uns 10 minutos, em fogo baixo. Retire do forno e reserve, a fim de que esfrie completamente.

Agora é hora do recheio. Acenda o forno pra ir aquecendo. Enquanto isso, na batedeira, com o batedor globo, bata o cream cheese com o açúcar até ficar bem cremoso. Adicione os ovos, um por um, batendo bem a cada adição. Quando os ovos tiverem sido incorporados, junte o creme de leite, a farinha e a baunilha, batendo muito bem. Desligue a batedeira e mistura, com uma colher, as raspas de laranja e limão.

Na sequência, coloque esse creme na forma com a massa e leve ao forno para assar. Nos primeiros 15 minutos, a temperatura deve ser média. Nos trinta minutos seguintes, a mais baixa possível. Depois, passado esse tempo, desligue o fogo e deixe uns cinco minutinhos lá dentro.

Por fim, retire do forno e deixe esfriar. Pode ser que pareça muito molinho no centro da massa, mas é assim mesmo. Já fria, passe uma faquinha ao redor da forma para evitar que grude. Leve à geladeira, sem tirar da forma, por no mínimo duas horas, para firmar bem. Passado esse tempo, desenforme e coloque a cobertura.

A cobertura pode ser mais doce, como ganache por exemplo (como o Boston Cheesecake) ou mais azedinha, com morangos, amoras e frutas vermelhas em geral. Nesse da foto usei uma calda de amoras, que combinou perfeitamente com o creme, mas já fizemos testes com geleia de morango e também ficou excelente.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Jeane Mari disse:

    Esse cheesecake parece delicioso. Mas farei com a massa sucré, com menos açúcar.

    • Olá Jeane, obrigada pelo comentário. Ultimamente eu tenho usado apenas a massa sucrée mesmo. Abandonei a massa de biscoitos. Ainda quero testar com a massa sablée, que é menos doce ainda. Se der certo eu atualizo lá no post. Bjos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *