Focaccia de tomate seco e manjerona
E vamos de focaccia!
Pode colocar a toalha quadriculada na mesa e separar um bom vinho, que a receita da vez é italianíssima. A nossa focaccia fermenta lentamente e, bem por isso, tem um sabor e uma textura incríveis. É bem fácil de fazer e pode servir de base para uma infinidade de coberturas.
Buon appetito!
INGREDIENTES
MASSA
- 240 gramas de farinha de trigo
- 180 gramas de água
- 5 gramas de sal
- 10 ml de azeite de oliva
- 5 gramas de açúcar
- 55 gramas de levain
COBERTURA
- 100 gramas de tomate seco
- 50 gramas de molho pesto
- ramos de manjerona
COMO FAZER
MASSA
Primeiramente, refresque o fermento. O ideal, pelos tempos de fermentação da receita, é alimentar o fermento de manhã, para começar a fazer a massa lá pelas duas da tarde, já que essa focaccia é simples, mas bem demoradinha.
Isto porque, superada a fase da alimentação do levain, que leva em torno de seis horas, a massa será “sovada” através de sequências de dobras por uma hora e meia. Depois disso, fermentará em temperatura ambiente por uma hora e, então, irá descansar na geladeira por 24 horas. Justamente por isso, antes de começar a fazer a receita, é bom se programar para encaixar ela na rotina.
Ingredientes separados, é só colocar em uma tigela média o levain, a água e o azeite. Mexa rapidamente para dissolver um pouco o fermento e, em seguida, acrescente a farinha, o açúcar e o sal. Misture tudo com uma colher, pois a massa é úmida demais para ser trabalhada com as mãos.
Para a fermentação dessa massa, vamos nos valer de dois fatores: dobras e tempo. Assim, a cada 30 minutos vamos fazer uma sequência de dobras na massa, repetindo esse processo por três vezes.
Depois da terceira vez, deixe a massa crescer por uma hora e, então, retire ela da tigela e coloque em outra, que pode ser de plástico, untada com um pouquinho de azeite. Em seguida, cubra com plástico filme ou com um saquinho plástico. Finalmente, coloque a massa na geladeira e deixe 24 horas por lá.
Passado o tempo de descanso da massa, retire da geladeira e despeje cuidadosamente sobre uma assadeira untada ou forrada com papel manteiga especial. Então, para abrir a massa sem desfazer as bolhas de ar, vá apertando-a com as pontas dos dedos, até que atinja uns dois centímetros de altura. Para ficar mais fácil, é bom umedecer os dedos, senão a massa pode grudar nas mãos. Feito isso, passe para a parte da cobertura.
MONTAGEM
Encerrada a preparação da massa, é hora de fazer a cobertura, montar e assar. Aqui, um detalhe: a cobertura que usei é apenas uma sugestão, uma vez que a focaccia pode ter muitas coberturas diferentes: abobrinha, queijo ou apenas ervas. Aliás, a mais clássica é a de sal grosso com alecrim.
Seguindo a sugestão desta receita, é só espalhar molho pesto por cima da massa e ir colocando alguns pedaços de tomate seco. Aqui, usei tomate seco que havia sido feito no dia anterior, mas pode usar qualquer um. Tomates frescos também ficam excelentes.
Depois que colocar a cobertura, deixe a massa quietinha, em temperatura ambiente, por uma hora mais ou menos, já que ela vai se ajeitar depois de ter sido manuseada. Por fim, é só colocar no forno, que já deve estar bem quente. A focaccia fica pronta em cerca de 20 minutos e, se tudo tiver dado certo, vai crescer, ficar com a casquinha douradinha e um miolo bem macio.