Galinhada cremosa com vagem e paio

Todo mundo tem uma receita que vira tradição familiar: um doce, uma massa, uma carne, uma salada, uma galinhada. Receitas que fazem parte das comemorações e reuniões familiares e que, dadas as particularidades, costumam ter um dono. Assim, é comum que sempre se refiram ao prato como o arroz da fulana, a salada do Beltrano e assim por diante.

Aqui em casa, a receita que ocupa esse lugar, sem dúvida alguma, é a galinhada. Está na família há mais de 10 anos e é figura garantida em diversas ocasiões, desde almoços no sitio (ah que saudade), até comemorações de fim de ano, quando a mesa se torna pequena para tanta gente (Aqui um suspiro de saudade de novo).

E sabem o que é mais interessante? Ela não tem um dono. Melhor que isso, atualmente, a galinhada tem duas donas. Ao mesmo tempo, é a galinhada da Mara e da “Tia Cirlene”, que, no caso, é minha sogra e expandiu os horizontes da nossa galinhada para outras casas por aí. Quer coisa melhor que isso?

Se você também quiser fazer dessa a sua receita de galinhada, é só vir com a gente. A receita é bem simples e o resultado é total comfort food.

INGREDIENTES:

  • 1 kg de frango em pedaços
  • 100 g de paio
  • 100 g de vagem
  • 1 cenoura média
  • 3 tomates maduros
  • 1 colher de chá de cúrcuma
  • 1/2 colher de chá de pimenta calabresa
  • 2 xícaras de arroz arbóreo
  • 2 dentes de alho
  • 1 cebola grande
  • sal e cheiro verde à gosto
  • suco de um limão

COMO FAZER:

Inicialmente, amasse os dentes de alho e corte os tomates e a cebola em pequenos cubos. Em seguida, tempere o frango com o caldo do limão, o alho amassado, sal, cúrcuma e pimenta calabresa.

Então, deixe o frango marinando no tempero por uns trinta minutos, em temperatura ambiente. Aproveite esse tempo para ajeitar os outros ingredientes, cortando a vagem em pedaços médios e ralando a cenoura (sem a casca).

Passados os trinta minutos, coloque uma panela de pressão no fogo e acrescente o azeite. Quando estiver quente, vá colocando os pedaços de frango. Evite ficar mexendo muito, pois o intuito é que o frango fique dourado, mesmo sem estar cozido. Assim, quando os pedaços estiverem dourados de um lado, vire-os do outro lado.

Em seguida, acrescente a cebola e misture bem. Deixe uns três minutos e, então, quando a cebola começar a ficar transparente, acrescente os tomates. Logo depois, coloque água até cobrir o frango. Depois, feche a panela e deixe no fogo por 10 minutos após pegar pressão.

Depois desse tempo, desligue o fogo e deixe que a pressão diminua naturalmente. Então, abra a panela e adicione os temperos verdes. Se for preciso, ajuste o sal. Deixe a panela destampada, em fogo baixo, por uns cinco minutos. Desligue o fogo, retire o frango e reserve, deixando na panela apenas o caldo, que você usará para cozinhar o arroz.

Enquanto isso, em outra panela, de preferência baixa e grande (como uma wok, por exemplo), coloque um fio de azeite e, em seguida, o paio. Deixe fritar por uns minutinhos e depois acrescente a vagem. Misture muito bem e acrescente o arroz.

Assim que colocar o arroz, dê uma misturada e já comece a colocar o caldo do frango, que deve estar quente. Não coloque tudo de uma vez, vá colocando aos poucos, conforme for secando. Se o caldo acabar e o arroz ainda estiver durinho, não tem problema, é só colocar um pouco de água até que ele chegue ao ponto.

Quando o arroz estiver cozido, coloque o frango e, em seguida, a cenoura ralada. Então, misture tudo muito bem, desligue o fogo e tampe a panela por uns dois ou três minutos. Aí, é só servir.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *