Petit gateau com geleia de figos

Nossa viagem para a Espanha teve muito momentos marcantes, que vocês podem conferir na série de posts que fizemos, mas um em particular ficou gravado de modo especial: o petit gateau que provamos na pousada de Antequera.

Está certo que minhas memórias da ocasião podem estar um pouco comprometidas, já que as refeições por lá foram todas emblemáticas. Mas eu consigo lembrar com detalhes a minha surpresa em provar o petit gateau e descobrir que, além do tradicional chocolate, ele tinha um toque de frutas vermelhas. Achei uma mistura maravilhosa.

Aqui em casa, já testei com geleia de frutas vermelhas e com doce de leite, mas o que me ganhou mesmo foi a combinação entre o chocolate e a geleia de figo, que é uma das minhas preferidas.

Ah, um detalhe, se não quiser testar com a geleia, pode seguir a receita e fazer o pequeno bolinho tradicional.

Quer experimentar todos esses sabores? Então só vem!

Ingredientes (para dois bolinhos):

  • 50 g de manteiga sem sal
  • 60 g de chocolate meio amargo
  • 1 gema
  • 1 ovo inteiro
  • 34 g de açúcar refinado
  • 20 g de farinha de trigo
  • 10 g de açúcar de confeiteiro
  • 2 colheres de chá de geleia de figos

Como Fazer:

Inicialmente, derreta a manteiga e o chocolate. Pode ser em banho maria ou no microondas, não faz muita diferença neste caso. Eu derreti no microondas. Deixei 40 segundos, então, retirei e misturei com uma colher. O chocolate sai meio em pedaços, mas o calor da manteiga termina de derretê-lo.

Em uma outra tigela, bata a gema e o ovo. Eu gosto de bater com um mixer para ficar bem aerado, mas também dá para fazer isso usando um fuet. Quando a mistura ficar esbranquiçada e bem fofa, junte a farinha de trigo, o açúcar e, em seguida, o chocolate derretido.

Então, coloque a massa nas forminhas untadas com manteiga, preenchendo 2/3 de cada uma. Feito isso, coloque uma colher de geleia no centro de cada uma das forminhas. A geleia vai acabar afundando um pouco, mas é assim mesmo.

Leve a massa para a geladeira e deixe lá por uns vinte minutos. Enquanto isso, acenda o forno, em temperatura média, para ir esquentando.

Coloque as forminhas no forno e deixe assando de 9 a 11 minutos. O tempo de forno varia de acordo com o gosto do freguês. Se quiser um bolinho com o interior bem fluído, pode deixar 9 minutos (como fiz no dia das fotos). Para um bolinho com interior levemente cremoso, uns 11 minutos. Mais que isso ele já deixa de ter a textura esperada.

Então, retire do forno e desenforme com cuidado, já nos recipientes que vai usar para servir.

Polvilhe com o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida, ainda quente. O petit gateau fica excelente com sorvete de creme ou chantilly, mas contrariando a tradição, eu adoro comê-lo puro.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Elaine Kátia Gerhardt Marchetto disse:

    Já quero!! Adoro figo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *