Mil folhas

Senhoras e senhores, um minuto de atenção: Hoje este blog está praticamente falando com sotaque francês. O mil folhas (mille feuille) é um doce emblemático, bonito e muito saboroso.

Cremes aveludados e delicados que se intercalam com uma massa folhada dourada e crocante. Uma sobremesa dessas nunca vai passar despercebida.

O mil folhas é muito comum na Europa, não apenas na França. É possível encontrar diversas variações quanto aos recheios. Há quem coloque ganache, creme diplomata ou apenas creme de confeiteiro. Eu amo a versão com creme de confeiteiro e creme de chantili, então é essa que eu trago hoje.

Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1 folha (ou pedaço) de massa folhada de aproximadamente 10 cm x 20cm
  • 250 g de creme de confeiteiro ou creme belga
  • 250 g de creme chantili
  • açúcar de confeiteiro para polvilhar

Como fazer:

Trabalhando a massa:

Inicialmente, estou considerando que você já está com a massa folhada e o creme de confeiteiro (ou creme belga) prontos, então essa receita é praticamente uma montagem do mil folhas.

A massa folhada pode ser comprada pronta, mas se você estiver em um momento de inspiração, pode fazer a massa. A receita dela você encontra aqui.

Bom, se a massa folhada estiver congelada, retire do congelador e coloque na geladeira por algumas horas, até que ela amoleça um pouco.

Quando a massa estiver descongelada, vamos começar a etapa mais chatinha da receita, que é abrir e cortar os retângulos para montar o doce.

Nós vamos precisar que a massa fique com espessura de mais ou menos 2,5 mm, então se ela estiver mais grossa que isso, você vai ter que abrir com o rolo, de forma muito delicada, até que ela chegue nesta medida. Tente abrir de modo regular para que as bordas fiquem retas, assim dá pra aproveitar melhor a massa.

Quando ela estiver aberta, com uma régua ou qualquer outro objeto que sirva de medida, vá fazendo marcações na massa para cortar retângulos de tamanhos iguais. Não há uma medida certa, porque o mil folhas pode ser menor ou maior. O único segredo é tentar cortar os retângulos todos do mesmo tamanho.

Feito isso, com cuidado (e fé), coloque cada um dos pedacinhos em uma assadeira previamente forrada com papel manteiga antiaderente. Deixe um espacinho entre eles, porque a massa cresce um pouco no forno.

Assim que acomodar os pedacinhos, leve a assadeira para a geladeira e deixe lá por uns 10 minutos. Enquanto isso, acenda o forno em temperatura média (em torno de 200º).

Então, corte outro pedaço de papel manteiga e coloque sobre os pedacinhos de massa. Por cima dele, coloque uma outra assadeira, só para fazer peso. Isso é importante para evitar que a massa infle demais enquanto assa.

Leve ao forno por uns 15 minutos. Então, retire o papel manteiga e a forma que foram colocadas por cima da massa. Deixe assar por mais alguns minutos, até dourar.

Retire do forno e coloque os pedaços de massa sobre uma grade para que esfriem.

Os cremes

Enquanto a massa esfria, vamos preparar o chantili. Para tanto, basta bater 250 ml de creme de leite fresco com 25 g de açúcar. Para fazer isso, você pode usar um mixer, fuet ou uma batedeira. Comece batendo apenas o creme de leite e quando ele começar a ficar mais firme, com consistência pastosa, acrescente o açúcar e bata por mais algum tempo, até que o creme grude nas pontas do batedor.

Quando o chantili estiver no ponto, retire da tigela e coloque em um saco de confeiteiro. Se for usar algum bico, já deixe o saco montado antes de colocar o chantili. Então, coloque na geladeira até a hora de usar.

Encerrada a etapa do chantili, é hora de ajeitar o creme de confeiteiro. Retire o creme da geladeira e misture bem com uma colher, para dar mais cremosidade. Então, coloque em um saco de confeitar, exatamente como fez com o chantili.

A montagem do mil folhas:

Finalmente, é hora da diversão. Poucas coisas na cozinha são melhores que montar um mil folhas. A parte trabalhosa ficou para trás e agora é só alegria.

Coloque um pedaço de massa folhada em um prato e sobre ele vá aplicando uma camada de creme de confeiteiro. Por cima do creme, coloque mais um pedaço de massa, dando uma apertadinha bem de leve. Sobre a massa, aplique uma camada de creme de chantili e finalize com mais um pedaço de massa. Então, por cima deste último pedaço de massa, salpique açúcar de confeiteiro.

Você pode acomodar os doces em uma travessa, colocar em pratinhos individuais. Se preferir, pode também usar forminhas de papel (dessas de cupcake) e montar o mil folhas dentro.

De um jeito ou de outro, a montagem do mil folhas deve ser feita bem perto da hora de consumir. É o tipo de sobremesa que só fica boa se for servida logo.

Para facilitar a vida, e agilizar um pouco o preparo, você pode fazer o creme de confeiteiro com antecedência. Assim, terá uma preocupação a menos na hora de executar a receita.

Bom, a receita é longa, mas não é complicada. Se tudo for organizado direitinho, não tem erro. Tenho certeza que você será a lenda dos jantares 😊.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Debora Raiani disse:

    Vou tentar, oremos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *