Creme de confeiteiro

O creme de confeiteiro é base para muitas receitas, por isso é um dos mais importantes para quem vai se aventurar pela doçura da pâtisserie. Não é difícil de fazer, mas tem alguns segredinhos que deixam ele bem lisinho e aveludado.

Eu uso a receita padrão do livro Larouse da Confeitaria (Le Cordon Bleu), com uma única diferença: coloco a manteiga no final, com o creme já pronto. Acho que assim ele fica mais brilhante.

É um dos meus cremes preferidos, pois não é muito doce e combina com quase tudo. Além disso, dá pra inovar no sabor e, ao invés da tradicional baunilha, é possível saborizar com frutas, chocolate e até cumaru.

Vamos lá?

Ingredientes:

  • 190 ml de leite
  • 10 g de manteiga sem sal
  • 2 gemas
  • 40 g de açúcar
  • 8 g de farinha de trigo
  • 8 g de amido de milho
  • extrato de baunilha (ou baunilha em fava)

Como fazer:

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite e a baunilha. Reserve.

Em uma tigela, coloque as gemas e o açúcar. Bata muito bem até que se torne um creme esbranquiçado e espesso. Então, acrescente a farinha de trigo e o amido, misturando muito bem.

Feito isso, leve a panela com leite ao fogo baixo e deixe ferver. Após a fervura, desligue o foto e coloque uma concha do leite quente na tigela das gemas, misturando rapidamente. Em seguida, despeje essa mistura de gemas na panela onde está o restante do leite e misture.

Esse processo é chamado de “temperar” o creme e evita que as gemas cozinhem no leite quente de uma vez só.

Quando estiver tudo bem misturado, ligue novamente o fogo (baixo) e vá mexendo o creme com um fouet até que ele engrosse. É importante não parar de mexer, pois uma distração e tudo vai por água abaixo.

Depois que o creme ficar firme, deixe no fogo por mais uns dois minutinhos e desligue. Então, acrescente a manteiga e misture bem, para dar mais cremosidade e brilho.

Feito isso, coloque o creme em uma tigela, cubra com plástico filme (que deve encostar na superfície do creme) e leve à geladeira. Ele pode ficar guardado por um ou dois dias na geladeira.

Então, é só usar nas mais variadas receitas. Como é um creme bem delicado, fica ótimo para bolos, tortas e, claro, para o mil folhas, que logo logo vai aparecer aqui neste blog.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *