Geleia de Figos Maduros

A regra é simples: quem faz uma geleia, faz qualquer geleia. A lógica é a mesma, só mudam os ingredientes. E, aqui, as combinações são quase infinitas. Eu gosto de muitas coisas na cozinha, mas o que mais me encanta é a possibilidade de criar receitas, misturar cores, sabores e texturas.

Eu gosto demais da geleia de frutas vermelhas, que já apareceu por aqui, e tenho um caso de amor com a de abacaxi com maracujá. Mas a geleia de figos está em outro patamar.

Sei que figos são controversos por si só. Há quem ame e quem odeie. Pelo sabor marcante, não dá pra ficar em cima do muro. Obviamente, sou do time dos que amam. Tenho até um pé de figo no quintal, de onde retiro a matéria prima para os doces, saladas e massas (ainda quero fazer um risoto de figos algum dia).

Talvez em razão disso, esse receita seja tão especial pra mim. Não é uma geleia com qualquer figo. São os meus figos, carinhosamente cuidados e colhidos, muitas vezes em meio a uma disputa com os passarinhos, que parecem gostar tanto da fruta quanto eu.

Mas se você quiser testar a receita mesmo sem ter um pé de figos, fique tranquila. Em muitos supermercados, especialmente nos fins de ano, é possível encontrar os figos maduros à venda.

Vamos lá?

Ingredientes:

  • 300 g de figos maduros
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 1 colher de café de suco de limão

Como fazer:

Lave bem os figos e corte em pedaços. Em seguida, coloque-os em uma panela de fundo grosso. Junte o açúcar e o limão.

Então, leve ao fogo baixo e vá mexendo por uns 15/20 minutos. Para conseguir a textura certa, durante o cozimento eu costumo amassar os figos com um amassador de batatas. Caso queira uma geleia mais lisinha, basta passar pelo processador de alimento e depois colocar no fogo novamente. Eu prefiro que fiquem alguns pedaços, então amassar já é suficiente.

Para saber o ponto da geleia é bem simples. Quando passar a colher pelo fundo da panela e conseguir abrir um “caminho” pode desligar. É sinal que a água já evaporou o suficiente.

Por fim, é só colocar em um recipiente bem vedado e aproveitar. A geleia fica perfeita para comer com queijos e pães, mas também é uma excelente opção para sobremesas.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *