Madeleines de limão siciliano
As madeleines são uma espécie de bolinho amanteigado, muito comuns na frança, que combinam muito bem com um chá ou café. Em geral, levam farinha de amêndoa, mas essa receita, que é minha preferida, é feita apenas com farinha de trigo e, claro, muita manteiga, afinal, não há nada mais francês que uma quantia estratosférica de manteiga.
O melhor de tudo é que a receita é bem fácil e as madeleines ainda ficam ótimas para comer no dia seguinte. Sem contar que, se feitas nas forminhas específicas, ficam muito charmosas e dão um ar de sofisticação a qualquer refeição.
Durante nossa passagem por Paris, experimentamos as madeleines em diversas ocasiões, desde o café da manhã até como acompanhamento dos chás da tarde. Bem por isso, logo que chegamos ao Brasil, começamos a busca por receitas de madeleines. Assim, depois de muitos testes, chegamos à receita de hoje.
INGREDIENTES
- 3 ovos
- ⅔ de xícara de açúcar refinado
- uma pitada de sal
- 1 e ¼ de xícara de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento químico
- raspas de um limão siciliano
- 120g de manteiga sem sal derretida
- ¼ de xícara de açúcar de confeiteiro (para a finalização)
COMO FAZER
Inicialmente, bata os ovos, o açúcar e o sal em uma batedeira por uns cinco minutos, até a mistura ficar bem aerada e esbranquiçada, como na foto abaixo. Então, diminua a velocidade e acrescente a farinha e o fermento, aos poucos. Se a sua batedeira não tiver a velocidade inicial bem lenta, é mais prudente misturar a farinha com uma espátula. Do contrário, a cozinha ficará totalmente coberta de farinha e, definitivamente, não é este o intuito.
Quando terminar de incorporar a farinha e o fermento, adicione a manteiga e as raspas do limão, misturando até que fique tudo homogêneo. Em seguida, cubra a tigela com um plástico filme e deixe na geladeira por uns 40 minutos.
Enquanto isso, já vamos nos preparando para assar. Para tanto, ligue o forno em 200ºC para ir esquentando e unte a forma das madeleines com um pouco de manteiga. Se você não tiver a forma específica, pode usar qualquer outra, inclusive uma de cup cake.
Encerrado o tempo de descanso da massa, retire da geladeira e, com uma colher, coloque massa nos moldes até que fiquem com mais ou menos ¾ de massa em cada um. Atenção: como a massa leva bastante manteiga e ficou na geladeira por uns minutos, é natural que a consistência tenha mudado e ela fique mais durinha. Sem pânico, é assim mesmo! Ah, resista à tentação de tentar “arrumar” a massa na forminha. Do jeito que ela cair, pode deixar, conforme ela for esquentando, a manteiga derrete e se encarrega de ajustar a massa.
Em seguida, leve ao forno e deixe assar por uns 15 minutos, até que fiquem douradinhas por cima, com a famosa “barriguinha” que as madeleines têm. Assim que terminar de assar, desligue o forno, retire a forma e, com cuidado, desenforme as madeleines, colocando-as sobre uma gradinha para esfriarem.
Por fim, quando já estiverem mornas, com ajuda de uma peneira fina, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre as madeleines e deixe que elas esfriem antes de servir. Isso se você resistir. 😉