Panceta com ervas aromáticas
Hoje vamos de receitinha diferente por aqui. A panceta com ervas aromáticas combina o melhor de dois mundos: a maciez da carne cozida e a crocância da carne assada. Isto porque, diferentemente de outras receitas, desta vez vamos unir os dois modos de preparo.
Isso cria sabores e texturas únicas, tornando o prato perfeito para acompanhar massas em geral. Com o risoto de queijo brie fica um espetáculo.
Apesar de parecer complexo ou demorado, garanto que é mega fácil, já que não é preciso sequer deixar a carne marinando.
E aí? Vamos lá?
INGREDIENTES:
- 400g de panceta
- 1 cebola roxa
- alho poró a gosto
- 1 dente de alho
- cravos da índia
- tomilho
- folhas de erva doce
- sal
- 2 colheres de sopa de azeite
- pimenta biquinho
- limão
- água
COMO FAZER:
Inicialmente, corte a panceta em bifes de mais ou menos 2 a 3 cm de espessura. Tempere-os com uma pastinha de sal, alho amassado e limão. Reserve.
Enquanto isso, corte a cebola em quatro partes e espete nelas os cravos da índia.
Então, leve uma panela grande ao fogo e coloque o azeite. Em seguida, coloque os pedaços de carne para dourar de ambos os lados. Quando estiverem levemente dourados, acrescente o alho poró, as cebola, as ervas e a pimenta.
Em seguida, adicione água até cobrir a carne e deixe cozinhar até que reste apenas metade do líquido.
Então, retire os pedaços de carne do caldo, acomode-os em uma travessa e leve ao forno médio/alto. Aqui uma dica: em geral, eu guardo o caldo para usar em outras receitas, como risotos e molhos em geral.
Voltando ao preparado da carne, deixe que ela fique no forno por uns quarenta minutos, até dourar. Prontinho, a panceta ficará macia e suculenta, com a casquinha crocante e com o sabor dos temperos e ervas usados no cozimento.