Pão branco recheado

O pão branco recheado é fruto das invenções e adaptações culinárias aqui de casa. Depois de algumas tentativas, chegamos a uma receita simples, mas muito saborosa, que alia o pão de fermentação natural a um recheio bem marcante.

Na receita eu usei o recheio de calabresa, mas dá pra usar apenas queijo e tomates, tomate seco, espinafre e uma infinidade de outras combinações.

O pão pode ser uma entradinha ou o prato principal de uma refeição informal. De um jeito ou de outro, é sucesso garantido!

Vamos lá?

Ingredientes:

Massa

  • 100 gramas de água
  • 200 gramas de farinha de trigo
  • 100 gramas de levain refrescado
  • 10 gramas de sal
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Recheio

  • 100 gramas de linguiça calabresa em pedaços
  • 1 cebola pequena em rodelas finas
  • 1 tomate em cubos
  • 50 gramas de queijo minas
  • 1 colher de sopa de azeite
  • algumas folhas de manjericão

Como fazer:

Como sempre, em se tratando de um pão de fermentação natural, comece alimentando o levain. Várias receitinhas aqui do blog já trazem os detalhes sobre o levain e como faço para alimentá-lo, mas se estiver em dúvida, pode conferir na receita do pão de alecrim.

Aliás, a receita do pão recheado usa praticamente a mesma massa do pão de alecrim.

Quando o fermento estiver forte, depois de umas quatro horas da alimentação, podemos começar a preparar a massa. Para tanto, em uma tigela, misture a farinha de trigo e a água. Então, deixe descansar por 30 minutinhos.

Em seguida, acrescente o fermento e o azeite. Misture bem e, em seguida, acrescente o sal. Sove essa massa por uns cinco minutinhos, coloque novamente na tigela e deixe descansar por 30 minutos.

Passado esse tempo, faça uma sequência de dobras na massa. Em seguida, cubra a tigela e deixe descansar mais 30 minutos. Repita o processo mais uma vez e, então, deixe a massa fermentar, em temperatura ambiente, por 2 horas.

Quando esse tempo estiver se esgotando, pode fazer o recheio. Para tanto, em uma frigideira, coloque a cebola, um fio de azeite e a calabresa. Refogue por alguns minutos e acrescente os tomates. Quando o tomate estiver começando a soltar líquido, desligue o fogo e reserve.

Enquanto o recheio esfria, é hora de começar a modelar o pão.

Primeiramente, espalhe farinha sobre a bancada e coloque a massa. Com as mãos, abra até que se forme um retângulo. Então, com um rolo, vá abrindo a massa até que fique com espessura de mais ou menos um centímetro, sempre tentando manter o formato retangular.

Corte as laterais da massa em várias tirinhas e, no centro, espalhe o recheio de calabresa. Por cima, coloque os pedaços de queijo e algumas folhas de manjericão.

Então, vá trançando as tirinhas, até que todo o pão esteja coberto por elas. Coloque o pão em uma assadeira e deixe crescer por mais duas horas.

Finalmente, leve para assar em forno bem quente, por uns 30 minutos. Se quiser, pode colocar o pão para assar na panela de ferro, para atingir temperaturas mais altas no forno doméstico.

Quando o pão estiver assado, retire do forno e sirva logo depois, enquanto o recheio ainda está morno.

Gostou? Compartilhe este post...

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *